Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs na região no Vale do Sinos

• Terça, 2 de Dezembro de 2014

O ObservaSinos - IHU participou do Seminário realizado na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no dia 20 de novembro, com o objetivo de reativar o Núcleo Regional dos ODMs no Vale do Sinos. O evento foi promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, o PNUD, o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – MNCS, o Núcleo Estadual ODM RS e pela Associação dos Munícipios do Vale do Rio dos Sinos.

O evento contou com as presenças de gestores dos municípios de Araricá, Estância Velha, Esteio e Novo Hamburgo. Também estavam presentes representantes da FEEVALE e do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

A temática da municipalização dos ODMs foi implementada em 2010, a partir da Conferência de Revisão dos ODMs promovida pela Organização das Nações Unidas, em vista de alcançar as metas até o ano de 2015. Para a efetivação da municipalização, os núcleos estaduais, regionais e municipais desempenham um importante papel da disseminação dos ODMs, mobilização da sociedade civil, capacitação e acompanhamento.

No Seminário, foram apresentados os trabalhos que os municípios vêm realizando em torno de alcançar os ODMs e, também, a visualização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, que serão lançados no próximo ano.

O ObservaSinos – IHU apresentou seu trabalho, especialmente em torno das análises relacionadas aos ODMs. As análises produzidas ao longo dos seus 4 anos de história estão apresentadas no sítio do Instituto na categoria De Olho no Vale.

Ao final foram indicadas estratégias de mobilização do Núcleo Regional ODM Vale do Rio dos Sinos, que foi assumida pela Associação dos municípios da região.

Por Thaís da Rosa Alves e Marilene Maia

Para ler mais: