Jogos digitais e a transformação da realidade

• Domingo, 14 de Setembro de 2014

“Como os jogos digitais podem mudar a realidade?” Este foi o título da oficina desenvolvida no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, na última terça-feira (09) onde estavam presentes o Professor MS João Ricardo Bittencourt e os acadêmicos Thomas Milton Bellaver e Tobias Beise Ulrich respondendo essa questão.

A discussão foi em torno dos Games for Change, dos News Games e dos Art Games. Esses tipos de jogos despertam interesse por tratar de temas reais, unindo tecnologia e realidade, dessa forma o jogador é colocado em situações reais,  refletindo, assim,  inconscientemente na formação de sua cidadania.

O projeto dos Games for Change levou os jogos digitais para outro âmbito. Uma dessas novas perspectivas mostradas na palestra foi um novo jornalismo, exposto nos jogos, para se trabalhar com eventos da atualidade, na mesma velocidade em que é produzida uma notícia, escolhendo temáticas de maior durabilidade (piada política, esporte, celebridades).

A criação dos jogos é baseada em uma mecânica de reflexão, pensando de que maneira ela vai atingir a realidade de quem está jogando. Porém, essa mecânica é muito complexa e o mundo ainda está aprendendo sobre ela. A intenção é que a mecânica de jogo possa se tornar parte da vida desses jogadores, sem nenhuma didática, atingindo a cabeça deles a ponto de mudar a realidade. “Nos jogos a perspectiva que temos é mais épica, a realidade não é tão desafiadora quanto nos jogos”, ressaltou João Ricardo Bittencourt,  professor do curso de Jogos Digitais.

Durante a Oficina foi citada também a Institute of Play. Uma organização sem fins lucrativos criada em 2007, na cidade de Nova Iorque que pensa na educação como um jogo. Os alunos aprendem as lições a cada etapa através de desafios propostos. "O pensamento sistêmico é organizado especificamente em torno da ideia de que os jogos digitais são fundamentais para a vida das crianças de hoje e também, cada vez mais, como a sua velocidade e capacidade de crescer, ferramentas poderosas para a exploração intelectual", Corbett, Sara (19 de setembro de 2010) "Aprender brincando: Jogos de vídeo na sala de aula”. New York Times Magazine.

ObservaJogos

O programa ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, aderiu à causa e já lançou seu primeiro “jogo pela mudança”: Cida&Adão baseado no consumo e no desperdício de alimentos. Segundo os envolvidos o jogo teve bom retorno, trazendo mais motivação para continuar, tendo ousadia puderam perceber que havia um potencial ali.

Até o fim do ano serão lançados mais jogos. O tema proposto para o próximo jogo será Reciclagem, ligado ao tema da coleta seletiva de resíduos sólidos, segundo os criadores será um jogo de curta duração, mais simples e desafiador, sempre com o objetivo de conscientização dos jogadores, visando ética e sustentabilidade.

No mês de Outubro, o ObservaSinos promove outro evento: o Game Jam, outra forma de mobilização, com o objetivo de transformar as pessoas da região do Vale dos Sinos em protagonistas de futuros jogos.

Nahiene M. Alves

Para ler mais: