Exibição do documentário Fonte da Juventude na Ecofeira Unisinos ajuda a analisar a vida que temos e a que queremos

• Terça, 29 de Agosto de 2017

A correria do dia a dia às vezes nos obriga a escolher pelo mais rápido e prático, mas no quesito alimentação, muitas vezes, quando ingerimos determinada comida não paramos para pensar sobre sua procedência. Agrotóxicos, aditivos químicos e fertilizantes utilizados em frutas, legumes e hortaliças prejudicam tanto a saúde do consumidor como o meio ambiente onde o alimento é produzido. Os alimentos orgânicos surgiram como uma forma de busca pelo caminho da vida saudável. Na contramão de alimentos popularmente consumidos nos supermercados, eles não levam nenhum tipo de substância nociva para a nossa saúde.

Pensando em uma melhor qualidade de vida para a população, o documentário “Fonte da Juventude”, produzido por Estevão Ciavatta, exibido no dia 23/08, no intervalo do almoço, durante a Ecofeira Unisinos, apresenta informações das realidades ambientais, alimentares e de saúde da população. Assim como depoimentos de quem optou por uma troca de estilo de vida, produzindo e/ou consumindo alimentos mais naturais.

Desde a melhora na condição física até a criação de uma nova consciência ambiental, as histórias servem de inspiração para quem procura uma mudança de hábito, aliada ao bem-estar. Os que desejam manter ou começar novas práticas de nutrição podem adquirir os produtos orgânicos vindos diretamente da agricultura familiar, que é apresentada como referência de organização para o desenvolvimento local e sustentável.

A exibição de filmes compõe a Agenda Cultural da Ecofeira Unisinos, que pode ser acessada clicando aqui.

O desperdício é outro tema tratado no vídeo, pois muitos alimentos que sobram nas casas das famílias brasileiras acabam sendo jogados fora. Considerando isso, o Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade - Pasec, da Unisinos, que é uma das instâncias apoiadoras da Feira, realiza também oficinas de reaproveitamento de alimentos na Escola Santa Marta, em São Leopoldo. O ensino do plantio, cuidados com a água e o auxílio na preparação do solo fazem os alunos colocarem a mão na terra e participarem da produção de alimentos na horta comunitária. As ações ocorrem três vezes por semana, no contraturno escolar, e os alimentos que posteriormente serão colhidos estarão presentes na merenda da escola e poderão também ser levados para as casas das crianças.

A Ecofeira Unisinos objetiva a formação para a alimentação saudável, o compromisso com a sustentabilidade ambiental, o consumo consciente e o desenvolvimento local e regional. Os feirantes assumiram junto com diferentes projetos e pessoas da Unisinos e da Emater esta atividade. Há 10 anos no ramo, Francisco Klein comercializa os alimentos plantados em seu sítio, em São Leopoldo. Todas as quartas-feiras ele expõe seus produtos na Ecofeira, que acontece das 10 às 18h, no corredor central da Unisinos São Leopoldo, em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU. Orgulhoso de sua ocupação, o comerciante conta que os produtos exigem mais trabalho e cuidado, mas se sente satisfeito ao fazer o que gosta. “Por ser mais saudável e livre de agrotóxicos, os alimentos orgânicos possuem mais vantagens para os compradores".

Para organizar uma exibição do filme e, a partir disso, gerar debate sobre o tema, basta clicar neste link e seguir as instruções.