Encanta a Ecofeira Unisinos Círculo Cultural

• Quinta, 1 de Novembro de 2018

A Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, acolheu mais uma realização do Círculo Cultural em suas atividades realizadas no intervalo do almoço. O Círculo é coordenado pelo prof. Dr. Telmo Adam, da Escola de Humanidades da Unisinos.

O objetivo do evento é exercitar e contemplar as várias dimensões artísticas, estéticas e poéticas no contexto acadêmico, buscando o envolvimento dos estudantes, professores e demais trabalhadores da Universidade.

O evento conta com um espaço para mostrar as diferentes formas culturais, como poesia, música, contação de histórias, excerto de literatura, dança, teatro e muito mais. Um evento aberto para todos que possam expor a sua arte para o público, onde quem está passando pelo local acaba vendo de longe, ouvindo a melodia e aos poucos vai se chegando.

A música inicial foi “América Latina”, do compositor Dante Ramon Ledesma, que tem um grande significado no momento atual do Brasil, trazendo uma reflexão sobre os acontecimentos passados e presentes relacionados às ameaças à democracia.

Aos poucos as pessoas, mesmo com timidez, iam fazendo parte do Círculo. Evlyn ZilchMarilene Maia cantaram a música “Aquarela”, do cantor Toquinho. Regina Silva, uma das feirantes da Ecofeira, entoou a canção da Família.

As apresentações artísticas abrilhantaram a atividade do Círculo (Fotos: IHU)

A segunda parte teve uma composição chamada “Para não dizer que não falei de flores”, do músico Geraldo Vandré, e junto teve um canto de esperança, “Faz escuro, mas eu canto”, do Thiago de Mello. Duas expressões que fizeram resistência em meio à Ditadura Militar no Brasil em 1964. Os ventos para Thiago não foram nada favoráveis. Na ocasião em que esteve preso, deparou-se com um de seus versos escritos na cela: “Faz escuro, mas eu canto/ Porque a manhã vai chegar”. Era o sinal de que sua luta incessante pelo respeito à vida humana encontrava eco e precisava ser levada adiante.

Telmo conclamou a todos para apostarmos na democracia e no país. Guilherme Tenher Rodrigues, que teve sua primeira participação no Círculo, recitou poema criado em tempo de desesperança.

O próximo Círculo Cultural será no dia 28 de novembro, às 13h, junto à Ecofeira. Participe e mostre suas artes!

Acompanhe aqui a programação com as atividades da EcoFeira para o mês de novembro.