Adão e Cida na TV Unisinos

• Domingo, 7 de Setembro de 2014

É possível unir entretenimento e conhecimento? Segundo a teoria dos "Jogos pela mudança" (Games for Change - G4C), movimento criado no Estados Unidos em 2004, os jogos digitais podem ajudar a disseminar pesquisas que colaboram na transformação das principais temáticas que movem a sociedade, tal como a educação, economia, meio ambiente, entre outros.

Esta temática motivou o ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, a desenvolver jogos que facilitassem o acesso da população aos indicadores sociais, surgindo então Adão & Cida. Recém-lançado, o jogo mostra as potencialidades e limites dos processos de produção, de comercialização, do consumo e do desperdício de alimentos.

A proposta do jogo acabou virando reportagem pela TV Unisinos através do quadro Conectados, que entrevistou a equipe do ObservaSinos e de pessoas da área de nutrição, como a aluna Bruna Pedroso. Na entrevista, Bruna reforçou a importância dos jogos na divulgação de pesquisas, sobretudo na área de nutrição:

- A importância dos jogos se dá pela questão lúdica, e que a nutrição ainda tem uma divulgação limitada, e coisas que são educativas e cientificamente comprovadas são muito difíceis de decodificar esses signos e significados acadêmicos para a população em geral, afirma a estudante.

Tobias Ulrich, um dos responsáveis pela criação do jogo, também participou da reportagem e destacou a valorização deste trabalho: “É muito satisfatório desenvolver um projeto pensando na realidade social e ter uma resposta positiva e que motiva a continuar desenvolvendo esses jogos”.

Clique na imagem abaixo para conferir a entrevista:

observajogos

Para ler mais:

Revista IHU On-Line, nº 442: Alimento e nutrição no contexto dos Objetivos do Milênio

Revista IHU On-Line, nº 452: Desperdício e perda de alimentos