VIII Seminário Observatórios: democracia, desigualdades e políticas públicas Destaque

• Segunda, 22 de Outubro de 2018

22/10/2018 (segunda-feira)

• 13h - Acolhimento e inscrição
  • 13h30min - Apresentação de trabalhos
  • 16h - Intervalo
  • 16h30min - Exposição digital das experiências dos Observatórios sobre dados e informações
  • 17h - Debates
  • 18h - Lançamento das produções dos Observatórios
  • 19h - Intervalo
  • 19h30min - Desigualdades, democracia e políticas públicas no cenário brasileiro contemporâneo. O que não podemos deixar de fazer?
  • Prof. Dr. Paulo de Martino Jannuzzi - IBGE
  • 22h - Encerramento

23/10/2018 (terça-feira)

• 8h30min - Painel: Observatórios: sistematização, publicização e impacto dos dados e informação
  • 9h30min - Debate
  • 10h - Intervalo
  • 10h30min - Painel: Dados e informação: desafios para o Brasil contemporâneo
  • Painelista: Prof. Dr. Paulo de Martino Jannuzzi - IBGE
  • 12h30min - Intervalo
  • 14h - Roda de conversa dos Observatórios
  • 16h - Intervalo
  • 16h30min - Sistematização e encaminhamentos
  • 18h - Encerramento

Apresentação

O VIII Seminário Observatórios: democracia, desigualdades e políticas públicas dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometido com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento dá continuidade aos sete Seminários anteriores, que objetivaram promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos. Este espaço de debate, formação e articulação apontou, desde 2013, a constituição da Rede de Observatórios Sociais (http://www.ihu.unisinos.br/observasinos/rede-de-observatorios/), que assumiu a realização deste evento. Além do Seminário de Observatórios, a Rede vem implementando um conjunto de outras ações que apontam para o fortalecimento dos observatórios sociais como ferramentas estratégicas de afirmação da democratização do Estado e da sociedade brasileira.

O Seminário Observatórios em sua oitava edição propõe a tematização sobre desigualdades, democracia e políticas públicas. Este evento e temática foram definidos pela Rede de Observatórios com atuação no campo social comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação e controle social de políticas públicas no contexto da sociedade brasileira. O evento de 2018 pretende promover a análise transdisciplinar dos cenários contemporâneos marcados pelas desigualdades, em vista da análise e afirmação da democracia e das políticas públicas na contemporaneidade.

Confira o edital de apresentação de trabalhos

Objetivo Geral

• Analisar transdisciplinarmente os cenários das desigualdades, da democracia e das políticas públicas, apontando perspectivas para o protagonismo dos Observatórios no cenário brasileiro contemporâneo.

Objetivos Específicos

• Reunir, analisar e articular experiências dos observatórios e de outros agentes com atuação nos cenários das desigualdades, políticas públicas e democracia na sociedade brasileira;

• Promover o debate sobre o acesso, a sistematização e a difusão da informação pelos observatórios e o seu impacto nas políticas públicas;

• Caracterizar, problematizar e potencializar a atuação dos Observatórios e da Rede de Observatórios em meio às relações com os diferentes agentes implicados na afirmação da democracia e das políticas públicas.

• Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade - UERGS
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Unisinos
  • Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UFRGS
  • Programa de Pós-Graduação em Economia - Unisinos