Especial Observatório do Trabalho: mulheres no mercado de trabalho

• Segunda, 6 de Março de 2023

O Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas publicou a sexta versão do "Boletim Especial Mulheres no Mercado de Trabalho". O texto traz dados relativos aos anos de 2012, 2020 e 2021, sendo 2021 o último ano com dados disponíveis. O momento é oportuno pois ocorre em Março o Dia Internacional de Mulher, data que visa marcar a luta continua das mulheres por uma sociedade igualitária entre os gêneros.

Eis o texto de abertura do boletim:

No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. O início deste processo foi demarcado “por fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial”. Desta forma este dia “simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, em que as diferenças biológicas sejam respeitadas, mas não sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher”. (BLAY et al., 2001)1.

Esta sexta Carta Especial constitui-se de uma colaboração para que se possa ampliar e atualizar o debate sobre a mulher no mercado de trabalho. O “Boletim Especial sobre as Mulheres no Mercado de Trabalho”, produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, apresenta os dados gerais, bem como a participação da força de trabalho feminina no mercado formal de trabalho. Este material é elaborado a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). As informações dizem respeito aos anos de 2012, 2020 e 2021, este, último dado divulgado. Como recorte metodológico selecionou-se quatro regiões geográficas (Brasil, Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, e o município de Canoas) para realizar a pesquisa, da mesma forma que se escolheu os níveis de escolaridade: Médio completo e Superior completo, para análise. Nesta edição busca-se saber informações sobre a quantidade de vínculos, sobre a variação em comparação ao ano anterior e em 10 anos, e a participação do trabalho das mulheres.

Espera-se com material visualizar o papel das mulheres no mercado de trabalho formal no sentido de problematizar a contribuição da força de trabalho
feminina, assim como se colocar em diálogo com gestor público, o setor produtivo (empresários e trabalhadores), com a sociedade organizada e a comunidade acadêmica. A expectativa é encontrar leitores atentos, ao mesmo tempo, em que se possa contribui para o aumento do bem estar de toda a comunidade.

Acesse aqui o boletim na integra.

Para continuar no tema:

Convidando todas e todos para assistirem o IHU Ideias intitulado O aumento dos Feminicídios no Rio Grande do Sul e no Brasil que ocorre no dia 09/03 às 17:30h via YouTube com a Dra. Suelen Aires Gonçalves da Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de São Leopoldo e com a advogada criminalista Renata de Castilho. Você pode acessar e ativar um lembrete clicando aqui ou acessando o vídeo abaixo.

Mídia