Cardeal de Boston divulga nota sobre Spotlight, filme vencedor do Oscar

Mais Lidos

  • Lucernário "Entrego, Confio, Aceito, Agradeço" - Rezando com os desalentados das tragédias climáticas"

    LER MAIS
  • Há 50 anos morria o homem que explicou a pobreza no Brasil

    LER MAIS
  • Direitos sim, fordismo não!

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Março 2016

O Cardeal Sean P. O’Malley divulgou a seguinte nota depois de o filme Spotlight vencer o prêmio da cerimônia do Oscar deste ano em Los Angeles. O filme descreve a investigação do jornal Boston Globe sobre os abusos sexuais de menores cometidos pelo clero na Arquidiocese de Boston e que levaram a uma série de histórias publicadas em 2002.

A nota é publicada por The Pilot, 01-03-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Eis a nota.

Spotlight é um filme importante para todos os que foram impactados com a tragédia dos abusos sexuais clericais. Ao fornecer reportagens em profundidade sobre a história da crise de abuso sexual clerical, a mídia levou a Igreja a reconhecer os crimes e pecados de seus funcionários e a começar a encarar os seus erros, o dano feito às vítimas e suas famílias e as necessidades dos sobreviventes.

Numa democracia tal como a nossa, o jornalismo é essencial. O papel da mídia em revelar a crise de abusos sexuais abriu uma porta através da qual a Igreja caminhou nas respostas às necessidades dos sobreviventes.

A proteção às crianças e a garantia de apoio aos sobreviventes e suas famílias devem ser uma prioridade em todos os aspectos da vida da Igreja. Estamos comprometidos com a implementação vigilante das políticas e dos procedimentos no intuito de evitar a recorrência da tragédia dos abusos infantis.

Estes incluem programas educacionais, checagens obrigatórias de antecedentes e ambientes formativos seguros, relatar e cooperar obrigatoriamente com as autoridades civis no tocante às acusações de abuso, e o cuidado dos sobreviventes e seus familiares por meio do Office of Pastoral Support and Outreach, órgão da Arquidiocese para o trabalho junto a estas pessoas.

A Arquidiocese de Boston fornece, de forma consistente, serviços de aconselhamento e serviços médicos aos sobreviventes e membros familiares que buscam ajuda, e permanecemos firmes neste compromisso.

Continuamos a buscar pelo perdão de todos os que foram prejudicados pela tragédia dos abusos sexuais clericais e rezamos todos dias para que o Senhor possa nos guiar no caminho em direção à cura e à renovação.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal de Boston divulga nota sobre Spotlight, filme vencedor do Oscar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU