Indígenas ocupam escritório empresa da Norte Energia, em Altamira

Mais Lidos

  • Ur-Diakonia: para uma desconstrução do anacronismo sacerdotal e a restauração do 'homo diaconalis' na igreja. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • O comum: a relação de uso e a inapropiabilidade da natureza. Artigo de Castor M. M. Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • De quintal a jardim de horrores: América Latina no centro da Doutrina Donroe. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Novembro 2015

Cerca de 40 lideranças indígenas, de nove etnias, ocuparam o escritório de assuntos indígenas da empresa Norte Energia na tarde da última segunda-feira (9). A empresa é a responsável pela Usina de Belo Monte, no município de Altamira, no sudoeste do Pará. Os manifestantes querem a assinatura dos contratos para realizar atividades produtivas em pelo menos 34 aldeias.

A nota foi publicada por G1, 10-11-2015.

Os índios permitiram a saída dos funcionários que estavam no prédio, mas exigiram a presença de um representante da empresa para fazer uma negociação.

No dia 6 de outubro, o mesmo grupo de indígenas ocupou o prédio da empresa por dois dias para exigir agilidade no processo de contração das empresas que serão responsáveis pelas ações de melhorias nas aldeias do Xingu. Os líderes só aceitaram desocupar o prédio com a garantia de que seriam atendidos.