A rota da lama: 500 km percorridos e ameaça à água do Espírito Santo

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

10 Novembro 2015

A onda de lama com rejeitos de minério que vem se deslocando ao longo do rio Doce após o rompimento de duas barragens na região de Mariana deve chegar ao estado do Espírito Santo nesta madrugada. A informação é do Serviço Geológico do Brasil, o CPRM , que vem monitorando em tempo real a situação.

A reportagem é de Heloísa Mendonça, publicada por El País, 09-11-2015.

Até o início da tarde desta segunda-feira, a enxurrada que saiu do distrito de Bento Rodrigues já tinha percorrido quase 500 km. O plano de paralisar o abastecimento hídrico na região do Espírito Santo, por conta da possibilidade de contaminação, já está preparado. Autoridades locais estimam que a falta d'água pode durar até 72 horas.

Às 14h, no último boletim informado CPRM, a onda se deslocava pelo rio Doce na altura de Resplendor, em Minas Gerais, e próximo destino seria o município mineiro de Aimorés, onde completaria 500 km percorridos desde o subdistrito de Bento Rodrigues. Depois, a lama deve seguir para a cidade de Baixo Guandu, no noroeste Espirito Santo, a 186 km de Vitória, onde vivem mais de 30 mil pessoas. Ainda de acordo com o CPRM, apesar da força da enxurrada, não há risco de inundação nos municípios localizados às margens do rio Doce.

Na tarde desta segunda-feira, alguns moradores de Baixo Guandu se reuniram em uma ponte que liga a cidade ao município de Aimorés para aguardar a chegada da enxurrada de lama ao Rio Doce, segundo o site G1. Preocupada, a população vem se preparando e tem feito armazenamento principalmente em caixas d'água extras, piscinas e estoque de galões de água mineral.

A Samarco informou em nota que está tomando todas as providências possíveis “para mitigar as consequências ambientais geradas com o avanço da mancha ao longo do rio Doce”. A mineradora informou ainda que a coleta de amostras de água nos trechos afetados já foi iniciada e terá continuidade até a normalização da situação. A empresa disse que o material é inerte e não tóxico.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A rota da lama: 500 km percorridos e ameaça à água do Espírito Santo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU