• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Dheepan - o refúgio

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Novembro 2015

"Nada ingênuo, o filme de Audiard (diretor de Ferrugem e Osso, O Profeta) é um instrumento de reflexão sobre o contemporâneo que não abre mão de sua natureza, ou seja, é cinema, não manual didático. O que só aumenta sua força", escreve Neusa Barbosa, em crítica publicada por Cineweb, 27-10-2015.

Eis o artigo.

Sinopse

Ex-guerrilheiro tamil, Dheepan consegue ser aceito como refugiado na França, fazendo de conta ter uma família, com a jovem Yalini como sua suposta mulher e uma garota orfã, Ilaayal, como a pretensa filha dos dois. Tudo o que querem é uma vida em paz. Mas o objetivo é desafiado quando, ao irem morar num prédio de apartamentos, em que Dheepan será o porteiro, encontram-no dominado por criminosos.

Crítica

Palma de Ouro em Cannes 2015, o drama Dheepan – o refúgio, do veterano diretor francês Jacques Audiard, debruça-se de maneira contundente sobre o tema da imigração e também da violência urbana que, neste momento, abala particularmente a Europa.

Dheepan é o nome do protagonista, um imigrante do Sri-Lanka interpretado pelo escritor Anthonythasan Jesuthasan. Como seu personagem, o ator tem larga vivência anterior como ex-guerrilheiro da guerra civil que destroça seu país. No filme, ao fugir dessa situação, ele forma uma falsa família de conveniência com a jovem Yalini (Kalieaswari Srinovasan) e uma menina órfã de 9 anos, Illayaal (Claudine Vinasithamby), condição que facilita seu acolhimento como refugiados na França.

Uma vez na Europa, Dheepan acha alojamento e emprego como porteiro de um conjunto habitacional de periferia, dominado pelos traficantes. Tudo o que ele e a família precisam fazer para ter paz é ignorar o que fazem os criminosos à luz do dia – sem que se veja intervenção alguma da polícia. Mas, finalmente, a espiral de violência não os poupa. Dheepan... é um filme sobre engajamento, escolhas, autodefesa e busca de amor.

Nada ingênuo, o filme de Audiard (diretor de Ferrugem e Osso, O Profeta) é um instrumento de reflexão sobre o contemporâneo que não abre mão de sua natureza, ou seja, é cinema, não manual didático. O que só aumenta sua força, ainda que se possa ressentir de uma melhor estruturação no momento de virada do personagem e na conclusão de sua história. De todo modo, o tema da formação de uma família a partir de uma escolha de sobrevivência, deixando para um segundo momento o esforço para preenchimento dos papeis de pai e mãe, é sugestivo do mundo conturbado de hoje e uma oferta de generosidade de pensamento. Dheepan humaniza os refugiados de maneira sincera e este é seu melhor trunfo.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados