Imagens mostram migrantes invadindo trilhos para tentar cruzar Canal da Mancha

Mais Lidos

  • Inspirado na filosofia africana de Mogobe Ramose e pela história do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, Goiás, pesquisador defende que a pluridiversidade das comunidades quilombolas revela uma forma de existência fundada na ancestralidade, na reciprocidade e na multiplicidade das cosmopercepções.

    Pluridiversidade quilombola: quando a multiplicidade dos mundos se torna horizonte de justiça, pertencimento e resistência. Entrevista especial com Manoel Barbosa Neres

    LER MAIS
  • O que falta no programa de Lula. Artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira

    LER MAIS
  • A figura de Trump provavelmente pairará sobre a viagem do papa à América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

30 Julho 2015

Cerca de 2.000 migrantes foram flagrados tentando entrar no terminal do Eurotúnel em Calais (França) com o objetivo de chegar ao Reino Unido atravessando o Canal da Mancha, segundo a empresa operadora do túnel.

A reportagem foi publicada no portal da BBC Brasil, 28-07-2015. 

O número --que configura a "maior tentativa de incursão (no Reino Unido) no último mês e meio", segundo autoridades-- é mais uma faceta da crise enfrentada pela Europa envolvendo grandes quantidades de migrantes de países do Oriente Médio e da África.

No Eurotúnel, o trânsito irregular de migrantes pelos trilhos tem se tornado uma ocorrência praticamente diária, muitas vezes com consequências fatais.

Nos últimos meses, oito pessoas morreram enquanto tentavam cruzar o Canal de Mancha. Uma delas foi encontrada sem vida no topo de um trem ao chegar no sul da Inglaterra.

Os migrantes têm recorrido ao trem depois de a polícia de Calais ter reforçado a segurança no porto, até então principal rota rumo ao território britânico.

Segundo a agência France Presse, dados oficiais de julho contabilizaram 3.000 migrantes --a maioria deles da Etiópia, Eritreia, Sudão e Afeganistão-- acampados em Calais com intenção de cruzar o Canal da Mancha.