Um dia em todas as dioceses para a “santificação” dos sacerdotes

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • Nacionalismos e patriotismos. Artigo de Flavio Lazzarin

    LER MAIS
  • “Fratelli Tutti” coisa nenhuma. “Memorando” exorta que antes do conclave os cardeais releiam “Dominus Iesus”

    LER MAIS
  • “Pontifexit”: o papado romano e o Ocidente. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


13 Junho 2015

No dia 11 de junho, festa do Sagrado Coração de Jesus, o Papa Francisco intervirá no terceiro retiro mundial para os sacerdotes, promovido pelo movimento Renovação no Espírito, no dia dedicado à “santificação” dos sacerdotes.

Para a ocasião, a Congregação do Clero, com uma carta assinada pelo cardeal Prefeito Beniamino Stella e pelos dois secretários (enviada mediante as nunciaturas aos presidentes das Conferências Episcopais de todo o planeta), propõe que se celebre localmente. Meditando sobre o tema do “cansaço dos sacerdotes”, sobre o qual falou o Papa na última Missa Crismal.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada pelo Vatican Insider, 11-06-2015. A tradução é de Benno Dischinger.

“Aos sacerdotes – se lê na carta da Congregação – o Papa Francisco dirigiu uma palavra de ânimo e de esperança, recordando-lhes o olhar carinhoso do Senhor, que sabe quão dura pode ser a tarefa de “ungir” o povo de Deus e, por isso, “se preocupa tanto em como ajudar-nos”. Considerando o natural cansaço do ministério como “incenso que sobe silenciosamente até o Céu”, o Pontífice desejou, entre outras coisas, por em guarda ante a “tentação de repousar de qualquer maneira, como se o repouso não fosse uma coisa de Deus”, e indicou possíveis vias para repousar o corpo e a alma das fadigas, em comunhão com o Senhor e com o povo de Deus”. O dicastério convidou, pois, os bispos a “programar um tempo de oração e de fraternidade por ocasião da jornada de Santificação Sacerdotal”, retomando as palavras do Papa. Na carta se oferece também um esquema com algumas indicações para “favorecer eventualmente a preparação e o desenvolvimento da jornada”. 

A reunião do clero poderia começar com uma “breve meditação espiritual” sobre a homilia papal, em particular sobre uma destas passagens: “O sacerdote e o repouso no Senhor”, para aprender a repousar. “As emoções que afadigam o pastor”, com referência à compaixão e ao coração comovido ante as ocasiões alegres e tristes da vida concreta dos fiéis: “Os cansaços do sacerdote; as multidões, o inimigo, si mesmos”; “O repouso no Espírito” e “Amou-os até o fim. O Senhor trata nosso cansaço”, dedicado à imagem de Cristo lavando os pés, com o Senhor que se encarrega “em primeira pessoa de limpar cada mancha, esse “smog” [nevoeiro] mundano e untuoso que se grudou no caminho que temos feito em seu nome”.

O segundo momento proposto é para compartilhar: diálogo entre os sacerdotes e reflexão sobre os pontos meditados, “com referência à experiência pastoral e às relações interpessoais, com o objetivo de compartilhar o próprio cansaço, o estilo de repouso, as recíprocas necessidades que indicam a urgência de uma comunhão presbiteral maior e mais sólida, as eventuais reformas pastorais, etc.”.

O terceiro momento sugerido na carta da Congregação do Clero é a adoração eucarística: “para voltar ao Pai, que é a fonte do ministério, entregar-lhe nossos cansaços e nosso serviço e deixar que ressoe em nós o convite de Jesus que acolhe e reergue”. No final também se propõe um “ágape fraterno”. Ademais, conclui a nota vaticana, “nas paróquias das dioceses, se pode prever que no próximo dia 12 de junho, ou em outra data oportuna do mês atual, se reze pela santificação dos presbíteros. Obviamente, o esquema e o programa da Jornada, além de adequar-se a uma data em sintonia com a agenda da Igreja local, poderão ser modificados segundo as situações e as necessidades particulares de cada uma das dioceses”. 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um dia em todas as dioceses para a “santificação” dos sacerdotes - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV