Cardeal inglês celebra missa e grupo católico LGBT espera ansioso

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Mai 2015

O Cardeal Vincent Nichols deve celebrar uma missa que conta, geralmente, com a presença do grupo da Arquidiocese de Westminster dedicado a católicos gays e lésbicas no próximo domingo.

A missa acontece próximo do aniversário de fundação do grupo católico LGBT, ocorrida em abril de 1999 após o bombardeio, com motivações homofóbicas, ao bar londrino Admiral Duncan, região oeste de Londres.

A informação é de Christopher Lamb, publicada por The Tablet, 05-05-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Desde 2007 missas bimestrais eram realizadas nas comunidades de Nossa Senhora da Assunção e São Gregório na cidade. Elas deixaram de ocorrer com base em instruções vindas de Roma após queixas de alguns fiéis.

Ainda que o cardeal tenha terminado com estas liturgias, ele sempre mostrou uma preocupação pastoral junto aos católicos gays, chegando ao ponto de dizer, aos que são contra estas missas, que “segurem suas línguas”.

O Cardeal Nichols também deve participar do Sínodo dos Bispos sobre a família em outubro deste ano, onde a questão de se acolher as pessoas gays na Igreja estará na ordem do dia, assim como esteve na edição de 2014 do Sínodo.

Um porta-voz da Arquidiocese de Westminster disse que o cardeal estava realizando uma visita pastoral de rotina à Paróquia Farm Street, administrada por padres jesuítas, e que o fato de que ela coincidir com a data da fundação do grupo LGBT era “inteiramente acidental”.

Uma nota publicada pelo Conselho Pastoral dos Católicos LGBTs de Westminster disse que estes fiéis – gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, os seus pais e famílias – “darão uma calorosa recepção” ao cardeal na missa, onde uma obra musical composta para a ocasião (intitulada “Every Day in My Love”) será executada.

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal inglês celebra missa e grupo católico LGBT espera ansioso - Instituto Humanitas Unisinos - IHU