O Papa Francisco ao ver a bengala de Teresa de Ávila: “A velha andava com isto?”

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • A sombra tenebrosa do bolsonarismo. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Uma contribuição para uma teologia do sacerdócio a partir da tradição afonsina

    LER MAIS
  • A metáfora empregada pelo professor Anselm Jappe, no Ciclo de Estudos Decálogo do Fim do Mundo, evidencia a sanha destruidora de uma sociedade capitalista que pode sentenciar seu próprio fim

    “Estamos num barco sem combustível e arrancando madeiras do casco para alimentar as caldeiras”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 13 Março 2015

O Papa Francisco recebeu, nesta quarta-feira, a peregrinação “Caminho de Luz”, que desde o dia 15 de outubro passado leva a bengala original de Santa Teresa a 30 países dos cinco continentes para comemorar o 5º centenário de nascimento da mística.

A reportagem está publicada no jornal espanhol La Información, 11-03-2015. A tradução é de André Langer.

Ao recebê-la, Francisco utilizou uma expressão que na América Hispânica também tem conotações carinhosas e que é usada para se referir inclusive a padres, esposos ou amigos: “A velha andava com isto?”

Nota da IHU On-Line: veja o vídeo, em espanhol, clicando aqui.

O Papa, após pronunciar essas palavras, beijou e segurou a relíquia que quatro peregrinos lhe entregaram, liderados pelo Pe. Antonio González. Com esta recepção, o Papa Francisco, que se declarou grande admirador de Santa Teresa, quis fazer-se presente no V Centenário e apoiar as comemorações organizadas pela Ordem do Carmelo Descalço.

Na audiência geral da quarta-feira, o Papa também recordou o V Centenário e colocou a Santa Teresa como exemplo de apostolado: “Neste mês recordamos o V Centenário do nascimento, em Ávila, de Santa Teresa de Jesus. Que seu vigor espiritual vos estimule, queridos jovens, a testemunhar com alegria a fé em vossa vida. Que sua fé em Cristo vos apóie, queridos enfermos, nos momentos de maior desolação; e que seu incansável apostolado vos convide, queridos esposos, a colocar Cristo no centro da vossa vida conjugal”.

Para o vigário-geral da Ordem do Carmelo Descalço, o Pe. Emilio José Martínez, “é um momento de especial emoção para toda a Ordem do Carmelo Descalço. Esta viagem, que é física e espiritual, começou sendo uma aventura, e superou todas as nossas expectativas”.

“Esta recepção de um grande admirador de Santa Teresa, como é o Papa Francisco, nos honra e nos enche de imensa gratidão ao Santo Padre. Para nós, é um reconhecimento a toda a família carmelita, a todas as monjas, frades e seculares que trabalham em mais de 130 países para levar a mensagem de Cristo através do exemplo da santa espanhola mais universal”, acrescentou.

A equipe do “Caminho de Luz” ofereceu ao Papa Francisco o título de “Peregrino de Honra” do Caminho Teresiano “Do berço ao sepulcro”, que une Ávila e Alba de Tormes, entregando-lhe o “Andariega” [Andarilha], certificado próprio para essa ocasião.

E, também, em nome da Associação de Turismo de Moraña, promotora desta marcha, entregou ao Santo Padre a Pena Teresiana 2015, que traz uma citação da santa: “O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas”.

Veja também:

 Nota: A fonte da imagem é http://migre.me/oZxyT

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa Francisco ao ver a bengala de Teresa de Ávila: “A velha andava com isto?” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV