Divulgados os Lineamenta da XIV Assembleia Geral do Sínodo, de outubro de 2015

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

• Reformas essenciais necessárias em nossa Igreja hoje. Documento da Catholic Church Reform International

• Os dois santos que me salvaram da escrupulosidade

• A grande guerra contemporânea e a diplomacia vaticana. Entrevista com Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé

10 Dezembro 2014

Como já anunciado, a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada entre os dias 4 a 25 de outubro de 2015, sobre o tema: "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo".

A nota foi publicada no sítio da Santa Sé, 09-12-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Os Lineamenta, isto é, o primeiro dos documentos para tal assembleia, como indicado pelo Papa Francisco no discurso conclusivo da III Assembleia Extraordinária (18 de outubro de 2014), são constituídos essencialmente pela Relatio Synodi redigida pela própria assembleia.

No entanto, para facilitar a recepção do documento sinodal e o aprofundamento dos temas nele tratados, a Relatio é acompanhada por uma série de perguntas, que ajudarão a continuar o caminho sinodal já iniciado e a preparar o Instrumentum laboris da próxima assembleia ordinária.

O documento assim composto – cujo original em italiano foi publicado nessa terça-feira – é enviado às conferências episcopais, aos Sínodos das Igrejas Católicas Orientais sui iuris, à União dos Superiores Religiosos e aos dicastérios da Cúria Romana.

Tais órgãos eclesiais, que nos próximos dias receberão o documento traduzido para as suas respectivas línguas de uso mais comum, poderão escolher as modalidades adequadas para assegurar a recepção e o aprofundamento da Relatio Synodi, envolvendo os diferentes componentes das Igrejas particulares e instituições acadêmicas, organizações, agregações laicais e outras instâncias eclesiais, a fim de promover uma ampla consulta sobre a família, segundo a orientação e o espírito do processo sinodal.

Os resultados dessa consulta deverão ser enviadas à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até o dia 15 de abril de 2015, de modo a poderem ser estudados e valorizados na preparação do Instrumentum laboris, que deverá ser publicado antes da metade de 2015.

As conferências episcopais e as diversas instâncias eclesiais são convidadas a acompanhar o caminho sinodal com momentos oportunos de oração e de celebração pela família e pela preparação da próxima assembleia.

Isso deverá ocorrer particularmente por ocasião da próxima festa litúrgica da Sagrada Família, no dia 28 de dezembro. Além disso, convida-se ao uso frequente da oração do Santo Padre para o Sínodo sobre a Família (o texto, em português, pode ser encontrado aqui).

Já os Lineamenta para o Sínodo de 2015 podem ser encontrados, em italiano, aqui.

Divulgados os Lineamenta da XIV Assembleia Geral do Sínodo, de outubro de 2015 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU