Cai o número de passageiros de ônibus em 2013

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Agosto 2014

Em 2013, houve redução de 1,4% no número de passageiros transportados por ônibus, em comparação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O percentual equivale a uma perda de 560 mil passageiros no sistema de transporte coletivo por ônibus por dia, com base em dados de nove capitais brasileiras mais representativas. No acumulado do ano, foram 175 milhões de passagens vendidas a menos, em relação a 2012.

A reportagem é publicada pelo Instituto Akatu, 12-08-2014.

No longo prazo, a redução do número de passageiros é mais significativa: houve redução de 30% no número de passageiros de ônibus nos últimos 18 anos. O número considera os passageiros de nove capitais brasileiras: Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.

Segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha, desde 1994 a produtividade do setor vem sendo prejudicada devido à queda da velocidade operacional, ao aumento dos custos dos insumos e à competição crescente com o transporte individual.

O Instituto Akatu defende a valorização do transporte coletivo, o uso de bicicletas e adoções de caminhadas nos deslocamentos da população para melhorar sua qualidade de vida, especialmente nas grandes metrópoles. O uso excessivo de automóveis é um dos principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de ser fonte de poluição sonora e de desperdício de tempo em congestionamentos.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cai o número de passageiros de ônibus em 2013 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU