Conselho de cardeais irá se reunir novamente para continuar a revisão da Cúria

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


30 Junho 2014

O grupo de oito cardeais que aconselham o Papa Francisco sobre a reforma do governo da Igreja Católica irá se reunir com ele pela quinta vez, provavelmente para analisar mais seriamente um plano geral para uma nova estrutura da burocracia central do Vaticano.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 28-06-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Embora os cardeais não tenham indicado exatamente sobre o que o grupo vai se concentrar nos seus encontros dos dias 1º a 4 de julho, o Vaticano sinalizou em um comunicado de abril que os prelados já finalizaram uma revisão de nove órgãos governamentais principais do Vaticano, conhecidos como Congregações, e estão agora realizando a revisão dos seus 12 órgãos auxiliares, conhecidos como Conselhos.

Da mesma forma, relatos infundados de junho especulavam que Francisco estava levando em consideração a criação de vários novos secretariados para combinar departamentos vaticanos similares em uma única estrutura, em prol da conveniência e da eficácia.

Francisco criou o grupo consultivo, conhecido formalmente como o Conselho de Cardeais, no ano passado, para "estudar um projeto de revisão" da burocracia do Vaticano, conhecida como Cúria Romana. O grupo se reuniu pela primeira vez em outubro.

Entre as decisões papais reconhecidas pelo fato de terem sido influenciadas pelo grupo de cardeais no ano passado, estão os estabelecimentos de um novo Secretariado Vaticano para a Economia, liderado por um membro do conselho, o cardeal australiano George Pell, e de uma nova comissão consultiva papal sobre o abuso sexual clerical, que inclui outro membro do conselho, o cardeal Sean O'Malley, de Boston.

Enquanto a última reunião do grupo, realizada entre os dias 28 e 30 de abril, foi amplamente ofuscada pelos eventos que levaram às duas canonizações dos papas João XXIII e João Paulo II no dia 27 de abril, o Vaticano emitiu uma breve declaração no dia 29 de abril dizendo que não se devia esperar resultados finais do trabalho dos cardeais até 2015.

"O trabalho a ser feito ainda é muito, por isso não se deve esperar que ele será concluído neste ano, mas no seguinte", disse o Vaticano em um comunicado.

Durante séculos, o único secretariado no Vaticano foi a Secretaria de Estado, que supervisionava tanto o governo geral do Vaticano quanto suas relações exteriores. O estabelecimento em fevereiro passado do novo secretariado econômico, que recebeu autoridade sobre "toda a atividade econômica e administrativa dentro da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano", quebrou esse precedente.

A nova comissão papal sobre o abuso sexual conta atualmente com sete outros membros além de O'Malley nas suas fileiras, incluindo a sobrevivente irlandesa de abusos sexuais Marie Collins. O grupo se reuniu pela última vez nos dias 1º a 3 de maio, depois do encontro do Conselho de Cardeais de abril – levando a algumas especulações de que ele poderia se reunir novamente depois da reunião dos cardeais em julho.
 
A bordo do avião papal na volta da sua viagem à Terra Santa em maio, Francisco também disse que está planejando realizar o seu primeiro encontro com sobreviventes de abusos sexuais em algum momento deste ano.

Não se sabe quando o grupo dos cardeais voltará a se reunir no Vaticano depois do encontro desta semana. Mas se espera que eles se reúnam antes do aniversário da sua primeira reunião, em outubro, quando muitos prelados já estarão em Roma para o Sínodo dos bispos de 2014 sobre as práticas pastorais da Igreja em relação à família.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho de cardeais irá se reunir novamente para continuar a revisão da Cúria - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV