Índios protestam contra ruralistas em São Paulo

Mais Lidos

  • Para o sociólogo, o cenário eleitoral é moldado por um eleitorado exausto, onde o medo e o afeto superam os projetos de nação, enquanto a religiosidade redesenha o mapa do poder

    Brasil, um país suspenso entre a memória do caos e a paralisia das escolhas cansadas. Entrevista especial com Paulo Baía

    LER MAIS
  • A nova missão do mundo católico diante da trajetória do trumpismo. Artigo de Stefano Zamagni

    LER MAIS
  • Forças progressistas buscam novo impulso global em Barcelona

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 09 Junho 2014

Guaranis trancaram avenida contra a PEC 215, que passa a atribuição de demarcar terras ao Congresso Nacional,

A reportagem é publicada por CartaCapital, 06-06-2014.

Indígenas guaranis realizaram nesta sexta-feira em São Paulo um ato contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. Defendida pelos deputados e senadores da bancada ruralista, a emenda tira do Executivo e dá ao Congresso Nacional a prerrogativa de demarcar terras indígenas.

Cerca de 400 manifestantes estiveram presentes em frente à Assembleia Legislativa, onde ocorria uma audiência pública sobre o tema. Além dos indígenas, militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento Passe Livre (MPL) e do Comitê Popular da Copa apoiavam o ato.

Militantes fecharam a avenida Pedro Alvares Cabral carregando bonecos e cartazes com o rosto de políticos ligados ao agronegócio, como a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), e o Deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que no início do ano foi eleito "Racista do Ano" pela ONG britânica Survival International.

O ato ocorre um dia depois que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) divulgar posicionamento explicando porque “nenhum dos povos indígenas do país se dispôs a participar e legitimar as referidas audiências”, que já passaram por seis estados diferentes.

Além do arquivamento da PEC 215, os indígenas pedem o fim de “todas as propostas do Congresso dos ruralistas que criminalizam e enfraquecem aqueles que lutam pela reforma agrária e por justiça no campo e na cidade.” Eles também reivindicam que o ministro da Fazenda, José Cardozo, assine as demarcações de terra das duas áreas dentro do município de São Paulo, Tenondé Porã e Jaraguá, além da suspenção do pedido de reintegração de posse nesta aldeia.