Os primeiros Jogos Olímpicos biônicos serão em 2016

Mais Lidos

  • Mais uma vez nos dizem que a IA pode ser consciente – eu estudo consciência e tenho minhas dúvidas. Artigo de Anil Seth

    LER MAIS
  • “Dados indicam que a Amazônia se aproxima cada vez mais de um ponto de não retorno, principalmente como resultado da combinação entre o desmatamento acumulado no sistema, as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e os vários fatores de degradação florestal”, afirma o pesquisador

    Capacidade de recuperação da Amazônia é limitada: centro do mundo encontra-se ameaçado por práticas predatórias e ilegais. Entrevista especial com Bernardo Flores

    LER MAIS
  • "Se Trump perder as eleições de meio de mandato, ele invalidará a votação, arriscando um golpe”. Entrevista com Robert Kagan

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: André | 03 Abril 2014

Há os Jogos Paraolímpicos. Haverá, agora, Jogos Paraolímpicos para atletas biônicos. O primeiro Cibathlon, “campeonato para atletas biônicos”, acontecerá em outubro de 2016 em Zurique, sob o patrocínio do Centro Nacional de Pesquisa em Robótica, da Suíça.

 
Fonte: http://bit.ly/1fsSne9
 

A reportagem está publicada no jornal Le Monde, 29-03-2014. A tradução é de André Langer.

“Nós vamos permitir as tecnologias que foram excluídas dos Jogos Paraolímpicos”, explica o professor Robert Riener da Universidade da Suíça à BBC.

Estão previstas seis provas para destacar as capacidades das próteses biônicas para ajudar os atletas parcialmente deficientes ou com paralisia total.

  • Uma corrida de inteligência artificial para competidores com paralisia total;
  • Uma corrida com próteses mecânicas;
  • Uma corrida assistida por exoesqueletos;
  • Uma corrida de cadeiras de roda elétricas;
  • Uma corrida com braços biônicos.

As medalhas serão entregues aos atletas, assim como às empresas ou grupos de pesquisas que projetaram e construíram a prótese, dispositivo ou software utilizado pelos competidores.

“Nós vamos alavancar o desenvolvimento de novas tecnologias de assistência às pessoas (...) Algumas tecnologias atuais estão em desenvolvimento, mas ainda estão longe de poder ser utilizadas concreta e facilmente. (...) Ao organizar um evento público, podemos superar as barreiras entre os pacientes, as pessoas que desenvolvem as novas tecnologias, e o resto do mundo”, detalhe Robert Riener.

Clique na imagem acima para visualizar o vídeo.