Francisco não estará em Roma no primeiro aniversário de sua eleição

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 25 Fevereiro 2014

Francisco não estará em Roma para celebrar o seu primeiro aniversário como Papa. Nem ele, nem a cúria, que estarão em retiro espiritual, de 09 a 14 de março próximo, em uma casa dos paulinos em Albano, perto da Cidade Eterna.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 24-02-2014. A tradução é de André Langer.

O primeiro aniversário de 13 de março de 2013, uma data que já é História, por tratar-se da eleição do primeiro papa latino-americano, do primeiro de origem jesuíta e do primeiro a adotar o nome de Francisco, acontecerá, portanto, na ausência de quem já adquiriu estatura de referência e líder mundial, além dos muros da Igreja que pastoreia.

Localizado no vale do Lázio, Albano é um lugar encantador, mas, conhecendo a contrição ao trabalho de Jorge Bergoglio, não cabe imaginar um descanso. Desde que foi eleito como sucessor de São Pedro, Francisco não tira férias. De fato, tampouco o fazia em seus tempos de cardeal primaz da Argentina.

Os Exercícios Espirituais da Quaresma são uma preparação para a Páscoa. É tradição que o Papa participe deles junto com os chefes dos diferentes dicastérios – ministérios – vaticanos. A novidade é a decisão de Francisco de não realizá-los na Santa Sé, mas em uma casa de retiro, a Casa Divino Mestre dos paulinos (da Congregação Religiosa Sociedade de São Paulo), em Albano.

O motivo do deslocamento – dizia o comunicado da Secretaria de Estado – é alojar-se em um lugar reservado e silencioso, afastado dos escritórios de trabalho habitual, para poder dedicar-se com maior recolhimento aos Exercícios Espirituais. As meditações serão dirigidas por um sacerdote da diocese de Roma, mons. Angelo de Donatis, pároco de São Marcos em Campidogio.

De Donatis é um dos sete sacerdotes romanos dedicados a tarefas de caridade e formação, que, em 29 de março de 2013, poucos dias depois da eleição de Francisco, almoçaram com o Papa. Vale recordar que Bergoglio sempre dá muita ênfase à sua condição de Bispo de Roma; de fato, assim se apresentou ao aparecer pela primeira vez na sacada da Praça de São Pedro naquele histórico 13 de março, e desde então visita periodicamente as paróquias da sua diocese.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco não estará em Roma no primeiro aniversário de sua eleição - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV