19 Fevereiro 2014
A casa de quase 420 metros quadrados está localizada em mais de três hectares arborizados nas colinas de Hunterdon County, Nova Jersey. Com cinco quartos, três banheiros completos, uma garagem para três carros e uma grande piscina externa, ela está avaliada em cerca de 800 mil dólares, como informam os registros. Mas não é espaçosa o suficiente para o arcebispo John Myers, de Newark.
A reportagem é de Mark Mueller, publicada no jornal The Star-Ledger, 17-02-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Myers, que usou a casa como residência de fim de semana desde que a arquidiocese a adquiriu em 2002, está construindo um "puxadinho" de três andares, 280 metros quadrados a mais, em antecipação à sua aposentadoria em dois anos. Então, ele vai se mudar em tempo integral, disse um porta-voz do arcebispo.
A nova ala – agora apenas uma estrutura de madeira – irá incluir uma piscina de exercícios interna, uma banheira de hidromassagem, três lareiras, uma biblioteca e um elevador, dentre outros serviços, de acordo com os projetos e os alvarás.
O valor de mercado, indicam os registros, será de, no mínimo, meio milhão de dólares, um preço que não inclui os custos de arquitetura, mobília, decoração e paisagismo.
A construção está progredindo, enquanto Myers pede que 1,3 milhão de católicos romanos da arquidiocese abram suas carteiras para o "apelo anual do arcebispo", um esforço de captação de recursos que apoia uma série de iniciativas, incluindo educação religiosa, formação dos futuros padres e ajuda aos pobres.
Mais importante, isso ocorre em um momento em que o Papa Francisco tornou os gastos excessivos da Igreja um alvo do seu início de mandato.
Francisco, que evitou o palácio papal por um modesto apartamento de hóspedes e que abriu mão de um Mercedes em favor de um Ford, criticou os bispos que vivem "como príncipes" e pediu uma "Igreja pobre para os pobres".
Em uma medida que sinalizou a sua impaciência sobre o assunto, o papa suspendeu o bispo de Limburgo, na Alemanha, em outubro, por ter gasto 42 milhões de dólares para renovar a sua residência e outros edifícios da Igreja.
"O arcebispo Myers (foto), obviamente, não está prestando nenhuma atenção ao papa", disse Charles Zech, que estudou os gastos dos bispos como diretor do corpo docente do Center for Church Management and Business Ethics da escola de negócios da Villanova University.
"Esse é um extremo, vai muito além do que você espera que aconteça", acrescentou Zech. "Eu não posso acreditar que os paroquianos de Newark vão permitir que isso aconteça."
Um desses paroquianas, Joan Rubino, ficou furiosa quando um repórter contou-lhe sobre a construção. Rubino, que contribuiu regularmente com o apelo do arcebispo, chamou Myers de "hipócrita".
"Pedir que as pessoas façam sacrifícios e depois viver em uma residência suntuosa me deixa muito irritada", disse Rubino, 77 anos. "Não há um uso melhor para esse dinheiro?"
O porta-voz de Myers, Jim Goodness, disse que a construção adicional não terá nenhum impacto sobre as finanças da arquidiocese, dizendo que o custo será pago em grande parte pela venda de outros imóveis de propriedade da Igreja. Doadores também contribuíram com o projeto, disse Goodness.
Ele se recusou a identificar as propriedades que serão vendidas e também se negou a indicar a quantia recebida via doações privadas.
"Não se espera que haja quaisquer despesas que não possam ser pagas por outras transações imobiliárias e a casa continuará sendo um bem da arquidiocese", disse Goodness. "Não é um bem pessoal."
As diretrizes da Conferência dos Bispos dos EUA afirmam que todas as dioceses devem fornecer uma residência para os bispos aposentados. As diretrizes não especificam, no entanto, que tipo de residência é necessária.
O bispo emérito de Trenton, John Smith, vive em um modesto apartamento em uma casa de repouso para padres em Lawrenceville, Nova Jersey.
No início deste ano, em Camden, Nova Jersey, o bispo Dennis Sullivan ficou sob fogo cruzado depois de usar os fundos da diocese para comprar uma histórica casa de 650 metros quadrados em Woodbury. A casa, com oito quartos e seis banheiros, custou 500 mil dólares.
Um porta-voz da diocese disse no mês passado que Sullivan iria viver na casa com ao menos outros dois padres e que ela seria usada para hospedar encontros da diocese.
A arquidiocese de Newark comprou a casa de Hunterdon County por 700 mil dólares em 2002. A casa, construída em 1989, está avaliada 776,7 mil dólares, e os impostos estavam em 18.695 dólares no ano passado, como indicam os registros. Ambos os valores podem subir significativamente assim que a nova construção estiver concluída.
Myers, que completará 73 anos em julho, é obrigado a apresentar a sua renúncia aos 75 anos. No entanto, ele poderia se aposentar mais cedo, porque o papa nomeou um coarcebispo, Dom Bernard Hebda, em setembro.
Goodness disse que a expansão da casa foi necessária, porque Myers vai continuar o seu envolvimento nas atividades da Igreja durante a sua aposentadoria e vai precisar de espaço para trabalhar.
Projetos submetidos ao departamento de obras local em 2011, quando a casa principal foi adaptada com um elevador, mostram que o poço do elevador se encontra ao lado de um "escritório existente" no porão já concluído, mas o documento não indica o tamanho do ambiente. O porta-voz disse não ter conhecimento de um escritório na casa principal.
A casa adicional vai abrigar um grande estúdio no primeiro andar e uma biblioteca anexa. Um quarto e uma sala de estar – combinando a estrutura do layout do primeiro andar – estão previstos para o segundo andar. O terceiro andar vai abrigar uma galeria de 72 metros quadrados, com vistas deslumbrantes sobre a propriedade. As plantas indicam uma lareira em cada andar.
Uma "sala de bem-estar" de um piso conectará a casa principal e a casa adicional. Lá, indicam as plantas, os trabalhadores irão instalar uma banheira de hidromassagem e uma piscina de exercícios de 4x2 metros da marca Endless Pool. Os jatos da piscina fornecem uma corrente que permite que se possa nadar sem sair do lugar.
Goodness disse que era muito cedo para dizer se Myers terá uma equipe quando ele se mudar em tempo integral.
O padre jesuíta Thomas Reese, analista sênior do National Catholic Reporter, disse que Myers, como padre diocesano, não fez um voto de pobreza. Alguns padres diocesanos herdam grandes somas de dinheiro da família. Outros complementam os seus modestos salários escrevendo livros.
A dificuldade, particularmente em tempos de Francisco, é em termos de percepção, disse Reese.
"Como isso vai ser recebido pelas pessoas que colocam seus 10 dólares na cesta da coleta?", perguntou. "Como isso vai ser recebido pelos grandes doadores que doam milhões para escolas? Que tipo de mensagem está sendo enviada?"