Painel analisa o impacto da ''Gaudium et Spes'' sobre a educação superior católica

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

10 Fevereiro 2014

Poucos documentos do Concílio Vaticano II impactaram tanto a educação católica como Gaudium et Spes, disse um painel de oradores no dia 2 de fevereiro, em Washington, nos Estados Unidos.

A reportagem é de Katherine Talalas do Catholic News Service, publicada no sítio National Catholic Reporter, 05-02-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Nenhum outro documento nos apresenta o papel fundamental do ensino superior católico na Igreja", disse Massimo Faggioli, professor assistente de teologia no Centro de Estudos Católicos na University of St. Thomas, em St. Paul, Minnesota.

Faggioli foi um dos três palestrantes em um painel que abordou o tema "Ontem, Hoje e Amanhã: Promovendo as ideias da Gaudium et Spes". Ele estava acompanhado de Maryann Cusimano Love, professora de relações internacionais da Universidade Católica dos Estados Unidos, de Washington, e do Pe. Larry Snyder, presidente da Cáritas dos EUA.

O painel de discussão aconteceu no segundo dia da conferência anual da Associação de Faculdades e Universidades Católicas, realizada de 1º a 3 de fevereiro em Washington. "Viver a visão da Gaudium et Spes" no ensino superior católico foi o tema geral da reunião.

A Gaudium et Spes, a Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo Atual, foi o último documento do Concílio Vaticano II a ser promulgado, em dezembro de 1965.

O documento, cujo título em latim significa "alegria e esperança", tinha a intenção de expor a relação da Igreja numa sociedade em rápida mudança. De acordo com o painel, ele tem muito a ensinar aos educadores católicos.

De fato, "o documento pode ser lido como se tivesse sido escrito ontem pelo Papa Francisco", disse Cusimano Love.

Então, que idéias o documento tem a oferecer às universidades católicas?

Em primeiro lugar, a Gaudium et Spes pode ser implementado nas vocações pessoais de professores e acadêmicos. Cusimano Love incentivou os educadores a ser o que ela chamou de ''pracadêmicos, aqueles que colocam a prática da Igreja Católica em suas práticas de pesquisa e ensino".

Em segundo lugar, a Gaudium et Spes pede engajamento e advocacia cívica às universidades, que são consideradas forças políticas. "Se não estamos atuando na esfera pública, há uma enorme voz faltando", disse Snyder.

Por último, a Gaudium et Spes pede às universidades que formem graduados que possam "interpretar os sinais dos tempos", como descrito no capítulo 16, versículo 3, do Evangelho de São Mateus.

Faggioli, que ensina história do cristianismo moderno na St. Thomas, disse que as faculdades podem fazer isso porque "têm mais cursos de história e literatura". Embora tenha havido uma tendência nos últimos anos entre as universidades católicas de se concentrarem no treinamento específico para o mercado de trabalho, Faggioli acredita que isso não deva ser feito às custas da educação de artes liberais.

"Se somos formados somente para atuar em um emprego, seremos escravizados pelos sinais dos tempos", disse ele.

Em seu discurso durante o painel de discussão e depois quando falou ao Catholic News Service, Faggioli afirmou que uma ampla educação católica não deve se limitar à graduação.

"As faculdades e universidades católicas devem ser mais enfáticas em ajudar os estudantes a ir atrás de suas vocações como acadêmicos", explicou.

"O ensino superior está sendo escravizado pela ideia de que cada estudante está ali apenas para se tornar um profissional", reiterou. "Isso não é educação, isso é treinamento. E isso é fundamentalmente diferente da compreensão católica da pessoa humana".

Falando da responsabilidade católica no desenvolvimento da consciência, ele disse que, se os educadores não conseguem isso com seus alunos, então, "depois de nós, não há nada".

Enquanto estava em Washington, Faggioli foi o orador convidado para a Conferência Hecker do St. Paul College. Seu discurso do dia 31 de janeiro estava intitulado "A 'Mensagem Social' da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II". Essa série de palestras tem o nome do fundador da ordem religiosa dos padres paulistas, Pe. Isaac T. Hecker.

Entre os livros e artigos que escreveu, Faggioli publicou o livro Vatican II: The Battle for Meaning pela Paulist Press em 2012.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Painel analisa o impacto da ''Gaudium et Spes'' sobre a educação superior católica - Instituto Humanitas Unisinos - IHU