O Papa Francisco está trabalhando em documento sobre o meio ambiente

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 26 Janeiro 2014

O Papa Francisco começou a escrever um documento sobre a ecologia e o meio ambiente, segundo garantiu na última sexta-feira o responsável pela comunicação da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, em declarações à Rádio Vaticano.

A reportagem está publicada no Portal Terra, 24-01-2014. A tradução é de André Langer.

“A perspectiva é a mesma que uma encíclica, mas atualmente trata-se de um projeto em estado ainda inicial, razão pela qual ainda é prematuro fazer previsões sobre quando será publicado”, assegurou Lombardi.

“Em todo caso, é importante observar que o Papa Francisco pretende ressaltar particularmente a temática da ecologia no ser humano”, destacou.

O fato de que o Papa estivesse trabalhando num documento escrito sobre o meio ambiente veio à tona em novembro passado, quando se reuniu na residência Santa Marta com o senador argentino Fernando “Pino” Solanas.

O Papa Francisco mostrou em várias ocasiões sua preocupação com o estado do meio ambiente e a defesa do mesmo.

O interesse do Papa argentino em relação ao tema voltou a evidenciar-se na sexta-feira ao incluir o cuidado ambiental entre os temas tratados com o presidente francês, François Hollande, no encontro que mantiveram no Vaticano, de aproximadamente 35 minutos.

Por sua vez e em alusão ao fato de que a próxima Cúpula do Clima acontecerá na França, em 2015, o chefe do Estado francês incluiu em sua delegação o ecologista Nicolas Hulot.

Também no dia 13 de janeiro, ao corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, o Papa afirmou que “a ávida exploração dos recursos ambientais” constitui “outra ferida à paz”.

“Embora ‘a natureza esteja à nossa disposição’, com frequência não a respeitamos, não a consideramos como um dom que temos que cuidar e colocar a serviço dos irmãos, também das futuras gerações”, disse.

Francisco já publicou dois textos neste primeiro ano de seu pontificado, que se completará no próximo dia 19 de março.

O primeiro foi a Encíclica Lumen Fidei (A Luz da Fé), publicada em julho de 2013, que foi iniciada por seu antecessor, Bento XVI, e completada por Francisco.

O segundo foi sua primeira Exortação Apostólica, Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), publicada em 26 de novembro passado.