Scalabrinianos abrem primeira sucursal de rádio no exterior

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Outubro 2013

A Rádio Migrantes, emissora da Rede Scalabriniana de Comunicação, localizada na cidade gaúcha de Guaporé (a 193 Km de Porto Alegre), vai inaugurar na terça-feira, 22 de outubro, a sua primeira sucursal internacional em Bogotá, na Colômbia, informou o diretor da rede, padre Sérgio Gheller.

A informação é publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação - ALC, 14-10-2013.

A sucursal de Bogotá integra projeto de assessoria técnica à rede de Casas do Migrante, que mantém 30 lares scalarabrianos no continente. A emissora colombiana transmitirá exclusivamente pela internet, numa parceria com a Missão Paz, que a ordem mantém em São Paulo.

O primeiro programa internacional será o "Acontecer Migratório", nome da revista científica dos scalabrinianos que circula na América Latina e que passará a ter produção para webrádio e uma versão online. A Congregação dos Missionários Scalabrinianos está presente em 31 países do mundo.

Com as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da comunicação, os scalabrinianos optaram pela expansão de emissoras de webrádio. A próxima etapa deverá privilegiar emissoras no México e na Guatemala.
 
O estúdio em Bogotá foi instalado no Seminário de Filosofia. A Colômbia é o país do mundo que tem o maior número de deslocados internos. São cerca de 4 milhões de pessoas, além de milhões de cidadãos vivendo fora de suas fronteiras.

Além da emissora de rádio, também será aberto em Bogotá escritório regional que abrigará a secretaria técnica para a Rede Casas do Migrante, em nível latino-americano. De acordo com o diretor da Rede Internacional de Migração Scalabrini (SIMN), padre Leonir Chiarello, esse escritório dará suporte técnico para 30 Casas do Migrante, sendo 16 na  América do Sul, sete na América Central e México, e outras sete na América do Norte.