"Padre Paolo Dall'Oglio foi assassinado". Da Síria, rumores e angústia

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

15 Agosto 2013

Novas vozes sobre a morte de Paolo Dall'Oglio se acrescentam as que foram publicadas nos últimos dias.

Desta vez, as informações são divulgadas pelo "Observatório Sírio dos Direitos Humanos" de Londres, que nos últimos dois anos, ou seja, desde o ínício da revolta anti-regime desenvolveu uma rede de contatos com os rebeldes. "Ativistas da cidade de Raqqa, próximos do Padre Paolo, confirmaram que o jesuíta italiano, mensageiro de paz, foi assassinado" - confirmou a ONG - nas prisões do Estao Islãmico do Iraque e do Levante".

A reportagem é de Viviana Mazza e publicada pelo jornal Corriere della Sera, 15-08-2013. A tradução é da IHU On-Line.

Os ativistas de Raqqa dizem que Dall'Oglio retornara ilegalmente, pela fronteira turca, na Síria para cumprir "uma missão", segundo escrevera no Facebook, no dia 27 de julho. Segundo os ativistas, é certo que ele tinha agendado um encontro com Abu Bakr Al Baghdadi, chefe do "Estado Islâmico do Iraque e do Levante" para discutir a libertação de sequestrados e a sempre mais difícil convivência entre grupos e confissões na região e - segundo outras fontes - haveria uma centena de prisioneiros, entre os quais sírios alauditas (a minoria do presidente Assad), curdos e cristãos. Às famílias dos sequestrados teriam sido pedido pesados resgates.

Até o momento não se tem nenhuma foto ou algo de concreto que confirme o assassinato.

O certo é que as vozes se multiplicam. Um jornalista do Líbano, de origem palestinense, Yasser Balata, disse que "outros dirigentes do Exército sirio livre, em Raqqa, já tem certeza que Padre Paolo Dall'Oglio foi assassinado".

Os dirigentes, que o jornalista não quer nominar, afirmam que têm contatos com emissários de Bagdhadi. Estes últimos dizem que nunca encontraram Dall'Oglio. Uma reticência que, segundo alguns, faz temer o pior.

Apesar dos rumores, no entanto, na praça de Raqqa todas as noites, com velas acesas, se fazem vigílias, esperando o retorno de "Abuna Paolo".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Padre Paolo Dall'Oglio foi assassinado". Da Síria, rumores e angústia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU