O Papa viaja para Istambul em 2014

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Julho 2013

O Papa Francisco viajará para Istambul (Turquia) em novembro de 2014, segundo indicou o jornal turco Today’s Zaman, que garante que fontes próximas ao Vaticano revelaram que os preparativos da viagem para Istambul já estão em andamento.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 15-07-2013. A tradução é do Cepat.

Esta visita apostólica poderá acontecer pelo dia 30 de novembro, coincidindo com o aniversário da fundação da Igreja Bizantina e seu reconhecimento oficial em 330. Além disso, a Igreja Ortodoxa celebra a festa de Santo André, que foi o apóstolo que fundou a Igreja Bizantina em Istambul, com uma liturgia do Patriarcado Ecumênico Grego Ortodoxo.

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, participou, em 19 de março passado, da missa de posse do Papa Francisco e foi a primeira vez que um Patriarca Ecumênico da Igreja Ortodoxa de Istambul participava deste acontecimento desde a ruptura em 1054. Depois da missa o Patriarca Bartolomeu I informou que o novo Papa lhe teria confidenciado o desejo de visitá-lo na Turquia.

Seu predecessor, Bento XVI, visitou a Turquia em 2006 a convite do presidente Ahmet Necdet Sezer e participou da cerimônia de 30 de novembro junto com o Patriarca Bartolomeu I para celebrar a festa de Santo André.

O jornal turco também precisou que não está certo o lugar onde o Pontífice se alojará, mas que se espera que seja na Nunciatura de Istambul e que talvez visite Ancara.