ONU culpa vizinhos por ação rebelde no Congo

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Novembro 2012

A ONU acusou ontem Ruanda e Uganda de dar apoiar os rebeldes do M23, grupo contrário ao governo da República Democrática do Congo que controla desde anteontem a cidade congolesa de Goma, num novo round do conflito na África Central.

Em relatório, as Nações Unidas disseram que o comando militar ruandês controla o M23, formado por militares rebeldes de oposição ao presidente Joseph Kabila. Segundo o texto, o comando de Ruanda envia armas, munição e provê serviços de inteligência aos rebeldes.

A informação é publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 22-11-2012.

O informe mostra ainda que o comandante em chefe do M23, Bosco Ntaganda, está relacionado com o ministro da Defesa de Ruanda, James Kabarebe. Uganda também é citada como tendo envolvimento no motim.

Os dois países negam ajudar os insurgentes e pediram ontem ao grupo rebelde que desocupassem a cidade de Goma e a Província de Kivu, onde estão em confronto com forças locais desde segunda.

A declaração foi feita após reunião entre Kabila os presidentes de Ruanda, Paul Kagame, e de Uganda, Yoweri Museveni, em Kampala, capital ugandesa.

A organização também criticou os rebeldes por assassinatos de líderes locais. Segundo o enviado da ONU à República Democrática do Congo, Roger Meece, a intenção dos rebeldes é estabelecer uma estrutura formal administrativa na região, que é rica em recursos minerais como ouro, diamantes e coltan, usado em telefones celulares.

Mais cedo, o M23 anunciou que pretende "liberar" o país com a ofensiva. Os rebeldes alegam que o conflito foi causado pela suposta quebra do acordo de paz com Kabila, firmado há três anos.

A ONU tem sido muito criticada pela inação das tropas de paz que ocupam o país, que não interferiram no conflito por não ter ordens do Conselho de Segurança para fazê-lo. Em videoconferência com o CS, Meece lamentou a "deterioração" da situação e disse ter "numerosas" evidencias de execuções sumárias e casos não confirmados de violência sexual.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ONU culpa vizinhos por ação rebelde no Congo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU