Ciudad Del Este vai banir Bolívar

Mais Lidos

  • “A emoção substituiu a expertise, e nosso cérebro adora isso!” Entrevista com Samah Karaki

    LER MAIS
  • “Marco temporal”, o absurdo como política de Estado? Artigo de Dora Nassif

    LER MAIS
  • A desigualdade mundial está aumentando: 10% da população detém 75% da riqueza

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 12 Julho 2012

A Câmara Municipal de Ciudad del Este aprovou por unanimidade a retirada de um busto de Simón Bolívar, um dos heróis da independência da América Espanhola, em retaliação a uma suposta intromissão da Venezuela, terra natal do libertador, nos assuntos internos paraguaios. A proposta foi apresentada pelo vereador Nery Alipio Jara, do Partido Colorado, que fazia oposição ao presidente destituído Fernando Lugo.

A reportagem é do jornal O Estado de S.Paulo, 12-07-2012.

"Fiz isso como sinal de protesto. Um chanceler de outro país vem se intrometer nas questões internas do Paraguai e atropela nossa soberania. Não podemos ficar calados", disse ao jornal paraguaio Ultima Hora. "Não é nada contra a Venezuela, é contra seu governo."

O novo governo do Paraguai acusa o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, de ter incitado a cúpula militar do país a resistir ao processo de impeachment contra Lugo. Na semana passada, o jornal ABC Color divulgou imagens do chanceler com os generais. A Venezuela diz que Maduro estava ali como enviado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e havia outros diplomatas da entidade no encontro.

A estátua de Bolívar foi inaugurada há dez anos no Passeio San Blás. A praça que abriga a homenagem foi batizada de Libertador da América. O busto será retirado após sanção da prefeita Sandra Zacarías. O vereador que propôs a retirada da estátua quer que a praça seja rebatizada de Mártires de Acosta Ñu. Movimentos sociais criticaram a votação.