Tabaré, pronto para voltar à ativa

Mais Lidos

  • Tecnofascismo, dissenso e a gramática da dignidade. Entrevista especial com Donatella Di Cesare

    LER MAIS
  • Uma (nova) história do deus - Flávio, cristofascista ‘escolhido’ e totalmente crente. Artigo de Fábio Py

    LER MAIS
  • Interesses particulares descolados de apreciação profunda e respeitosa transformaram a cidade em um canteiro de obras que muitas vezes desconsideram o impacto ambiental e social, priorizando apenas o luxo e o lucro. História da cidade está se perdendo

    “Torres e sua natureza estão sendo assaltadas, negligenciadas e transmutadas”. Entrevista especial com Lara Lutzenberger

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: André | 03 Julho 2012

O ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez voltou a participar de um ato político partidário depois de anunciar sua retirada da atividade em outubro de 2011.

A reportagem está publicada no jornal argentino Página/12, 02-07-2012. A tradução é do Cepat.

Vázquez participou, no sábado, da posse da senadora Mónica Xavier como presidente da Frente Ampla e da abertura do conclave dessa força governante, realizado na cidade de Flórida, situada a 100 km ao norte de Montevidéu. “Hoje retornei ao plenário, e aqui estou”, disse sorridente o ex-presidente consultado pelos jornalistas sobre se sua presença no ato significava seu retorno à vida política. Sem modificar seu gesto, manteve-se em silêncio ao ser perguntado sobre seu futuro. Também ponderou que a Frente Ampla é o melhor projeto político que o Uruguai tem para que sua população viva bem.

Em relação à presidência de Xavier, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da coalizão de centro-esquerda, assinalou que é enormemente importante que seja uma mulher jovem. “Terá todos os frenteamplistas ao seu lado, ajudando-a”, garantiu. Vázquez chegou ao Club Democrático de Flórida minutos antes do início do ato de proclamação das novas autoridades da Frente Ampla. Quando entrou, foi ovacionado pela maioria dos assistentes, que gritaram: “E já se vê, e já se vê, o presidente é Tabaré”. O ex-presidente foi nomeado integrante do plenário, na qualidade de personalidade ilustre, e se sentou na primeira fila da plateia ao lado de Xavier e de outros dirigentes frenteamplistas.

Durante a cerimônia fez fotos com muitos simpatizantes, aplaudiu várias vezes os discursos de Xavier e do presidente em fim de mandato, Jorge Brovetto, e presenciou um monólogo humorístico sobre a história e aspectos internos da coalizão progressista. Nem bem finalizado o ato, retirou-se assediado pelo público, fotógrafos e câmaras de televisão.

Dirigentes da Frente Ampla saudaram a presença de Vázquez, o que consideraram um sinal forte que faz pressagiar seu pronto e definitivo retorno à atividade política.

Vázquez também apoiou a inclusão da Venezuela no Mercosul. “Este ingresso se estava buscando há tempo”, disse, e analisou que a decisão adotada pela Argentina, Brasil e Uruguai de autorizá-lo – sem o consentimento do Paraguai, suspenso pelos órgãos do Mercosul – deu-se dentro dos marcos orgânicos. “Está bem, é uma oportunidade que se aproveitou porque institucionalmente é permitido”, defendeu