''Sou católico, mas estou decepcionado com a Igreja'', afirma Evo Morales

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Julho 2012

"Eu sou católico, mas estou decepcionado com a Igreja Católica. No Paraguai, ela foi a primeira a reconhecer o governo de Franco. E, na semana passada, na Bolívia, abençoou o motim policial". Em uma entrevista à Rádio Nacional, o presidente boliviano, Evo Morales, lançou duros ataques contra a Igreja Católica a partir das ações de seus representantes após o golpe no Paraguai e durante a sublevação policial na Bolívia.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 30-06-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Além disso, o presidente exemplificou: "Quando o povo está encurralado pelo Estado colonial, a Igreja Católica não aparece. Mas quando o povo encurrala o Estado colonial, o padre aparece, rezando pelos dirigentes. Eu vivi isso como dirigente sindical".

Em diálogo com o jornalista Rodrigo Sepúlveda, Morales se mostrou solidário com Fernando Lugo e feliz com a reação internacional. "Lugo, para mim, continua sendo o presidente do Paraguai. Tenho uma profunda estima pelo padre Lugo", acrescentou.

"Parece que grupos internos, e especialmente externos, tentam frear transformações democráticas na região", avaliou, antes de acusar Federico Franco de conspirar com a oposição boliviana para desestabilizar o seu governo.

Por último, Morales reafirmou que não há consenso entre os países da Unasul para aplicar sanções políticas ao Paraguai, sem castigos econômicos propriamente ditos. "Há consenso para uma ação política, mas não tanto para uma ação econômica", disse.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

''Sou católico, mas estou decepcionado com a Igreja'', afirma Evo Morales - Instituto Humanitas Unisinos - IHU