Cúpula dos Povos. Celebração ecumênica enfatiza esperança e compromisso

Mais Lidos

  • Influenciadores ou evangelizadores digitais católicos? Artigo de Dom Joaquim Mol

    LER MAIS
  • Para onde estamos indo? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Os equilíbrios de Lula no Brasil pós-Bolsonaro. Artigo de Bernardo Gutiérrez

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

21 Junho 2012

A celebração do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-Rio), oficiada hoje na Cúpula dos Povos, no Parque do Flamengo, destacou a esperança e o compromisso com a Paz na Criação de Deus.

A reportagem é de Antonio Carlos Ribeiro e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 20-06-2012.

A celebração foi dirigida pelo presidente do CONIC-Rio, dom Nelson Francelino, da Igreja Católica Apostólica Romana; pastora Christine Drini, segunda secretária, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pastor José Roberto Cavalcante, primeiro secretário, da Igreja Presbiteriana Unida, e o reverendo Daniel Rangel, tesoureiro, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Eles contaram com a presença da teóloga Maria Clara Bingemer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O acolhimento invocou o poder de Deus Criador, pediu iluminação para as igrejas cristãs e que assumam o compromisso de responder aos apelos de Deus. Durante o canto do hino Louvado Seja Meu Senhor, foram trazidos os quatro elementos ao altar (terra, fogo, água e ar).

No ato penitencial, os mais 80 de participantes admitiram que também ajudaram, muitas vezes, a destruir a Criação em nome de ânsia de ter, aproveitar e consumir, agredindo a natureza. Pediram, cantando, que o Senhor tenha piedade deles.

O momento de escuta da Bíblia foi antecedido do cântico do hino “Quão grande És Tu”, seguido da Oração de Compromisso, pedindo que “nesta Cúpula dos Povos da Rio+20 nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cúpula dos Povos. Celebração ecumênica enfatiza esperança e compromisso - Instituto Humanitas Unisinos - IHU