Religiões por Direitos na Rio+20

Mais Lidos

  • “A confiança que depositamos nos fundadores das plataformas é a raiz do problema da nossa época”. Entrevista com Tim Wu

    LER MAIS
  • STF e direitos indígenas: quando haverá justiça aos povos originários? Artigo do Cardeal Leonardo Steiner

    LER MAIS
  • Dia mundial dos Direitos Humanos 2025: Desafios da luta nos dias de hoje. Artigo de Paulo César Carbonari

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

21 Mai 2012

A participação de grupos religiosos na Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) se dará na união numa coalizão ecumênica e inter-religiosa, com o objetivo de visibilizar a participação de organismos e expressões na Cúpula dos Povos, na Rio+20.

A informação é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 21-05-2012.

O grupo vai se manifestar através de diversas atividades num espaço chamado "Religiões por Direitos", que integrará o território da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, entre os dias 15 e 22 de junho. O principal esforço do grupo será as expressões religiosas para promover os Direitos Humanos, como direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Essa iniciativa terá inserção em três níveis de convergência na Cúpula dos Povos. A articulação ecumênica nacional do Fórum Ecumênico ACT Brasil, na qual estão reunidos organismos ecumênicos de apoio a projetos de desenvolvimento, igrejas e conselhos de igrejas. O segundo será a cooperação internacional ecumênica oriunda da membresia do Conselho Mundial de Igrejas, ACT Aliança e Aliança de Advocacia Ecumênica. E o terceiro será o grupo inter-religioso do Rio de Janeiro, surgido na ECO 92.

Esses três níveis buscam atuação e colaboração conjunta sob a coordenação de Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço, através da qual foi construída uma agenda de eventos, a partir de temas como soberania alimentar, mudanças climáticas, juventude, novos paradigmas de desenvolvimento e povos tradicionais de terreiros.

Essa coalizão visa promover atividades autônomas e compartilhadas num espaço físico comum, organizar e coordenar a promoção das vozes religiosas em atos públicos, passeatas, assembleias e outras mobilizações públicas durante a Cúpula dos Povos.

Também vai acompanhar, compartilhar e conectar as iniciativas ecumênicas e inter-religiosas na Conferência das Nações Unidas e promover conexões, informações e demonstrações de críticas em torno da agenda oficial antes e durante o mês de junho de 2012.