Governo anuncia opção por usinas-plataforma na Amazônia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 10 Mai 2012

O governo informa que, entre o fim de 2013 e início de 2014, vai licitar as primeiras usinas hidrelétricas do tipo plataforma. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, as usinas São Luiz e Jatobá serão construídas no Rio Tapajós, na Amazônia.

A reportagem encontra-se na página Sustentabilidade do portal Terra, 09-05-2012.

Usinas-plataforma são hidrelétricas cuja concepção é baseada no conceito das plataformas de exploração de petróleo em alto-mar e visam provocar o menor impacto ambiental possível.

Segundo a EPE, as hidrelétricas deverão usar reduzido número de operários e, depois de prontas, o canteiro de obras será desmanchado e o entorno da usina reflorestado. As usina-plataformas, segundo Tolmasquim, operam de forma mais automatizada do que uma hidrelétrica comum e não contarão com estradas para ligar a hidrelétrica ao resto do País. Os funcionários terão de se deslocar para a usina por helicóptero, como ocorre no transporte de pessoal para as plataformas de petróleo no mar. E será expressamente proibida a criação de núcleos urbanos, como vilas, no entorno da usina.

Segundo Tolmasquim, o conceito será usado em áreas da floresta amazônica onde não há ocupação humana. "Praticamente não tem impacto ambiental porque vai se reflorestar tudo em volta e a vai ficar a hidrelétrica no meio da floresta. A ideia é não ter cidades em volta. Temos que criar essas inovações para usar nossos recursos", disse.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo anuncia opção por usinas-plataforma na Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU