Cuba. Conselho Ecumênico saúda visita do papa

Mais Lidos

  • O Papa Leão XIV faz um pedido de desculpas histórico pelo papel da Santa Sé na legitimação da escravidão

    LER MAIS
  • Pesquisadores comentam a primeira encíclica de Leão XIV

    Magnifica Humanitas. Limites, possibilidades, perspectivas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Primeira encíclica do Papa Leão XIV reforça o conceito de dignidade ontológica absoluta, denuncia a não neutralidade tecnológica e concentração privada do poder digital e chega a um público que os documentos jurídicos não alcançam, diz advogado e pesquisador da área do Direito

    Magnifica Humanitas: “Uma leitura que nenhum documento governamental teria facilidade de fazer com franqueza”. Entrevista especial com Marcelo Chiavassa

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

21 Março 2012

Visita de presidentes de países e de denominações mundiais sempre trazem benefícios à nação, de modo especial numa época em que se busca o resgate de valores humanos, disse o reverendo Marcial Miguel Hernández, presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC), ao comentar a vinda do papa a Cuba, na segunda-feira, 26.

“Saudamos a chegada de Bento XVI e confiamos que sua visita não seja de bênção apenas para os católicos cubanos, mas para o país todo, envolvido como nunca na busca da harmonia do povo e na luta por uma paz integral, com justiça, que Jesus Cristo prometeu à humanidade”, disse Hernández à ALC.

A reportagem é de José Aurelio Paz e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 20-03-2012.

Por causa da visita, o CIC postergou a data de sua assembléia geral para maio, quando avaliará os resultados da vinda do papa a Cuba e como melhorar ainda mais as relações entre católicos e protestantes, agregou o presidente do organismo ecumênico. As relações entre o CIC e a Igreja Católica cubana estão num de seus melhores momentos, qualificou.

Igreja e CIC são parceiros na leitura conhecida como Lectio Divina, com a troca de materiais literário produzido pelo organismo ecumênico e das 11 dioceses católicas da Ilha, e dos seminários chamados de “Lectionautas”.

Hernández mencionou ainda as oficinas auspiciadas pela atividade “A fé vem pelo ouvir”, que divulga o Novo Testamento em áudio, com equipamento de alta tecnologia e dirigido a pessoas com deficiências visuais, ação que contribui também para a evangelização do setor católico. Protestantes e católicos cubanos realizam celebrações ecumênicas há anos, além de promoverem a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.