Bento XVI e Rowan Williams vão rezar juntos novamente em Roma

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Um bomba social por trás do Auxílio Brasil

    LER MAIS
  • O evangelismo empreendedor: o entrepreneurship na ação política das organizações não-governamentais transnacionais da nova direita

    LER MAIS
  • Pedro Casaldáliga no caminho dos Padres da Igreja da América Latina. Artigo de Juan José Tamayo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 08 Março 2012

O Dr. Rowan Williams, arcebispo de Cantuária e primaz da Comunhão Anglicana, estará em Roma no próximo final de semana, por ocasião do milênio da fundação do eremitério dos Camaldulenses, em Toscana. Há séculos, a Comunhão Anglicana estabelece relações permanentes com esta ordem religiosa, que alia o eremitismo e a regra beneditina.

A reportagem está publicada no sítio do jornal francês La Croix, 07-03-2012. A tradução é do Cepat.

Em Roma, os Camaldulenses estão presentes na Basílica de São Gregório Magno. Em 596, o Papa Gregório o Grande, cuja memória a Igreja celebra no próximo domingo, dia 11 de março, enviou à Inglaterra, desde esta basílica, um grupo de 40 monges beneditinos, entre os quais se encontrava Agostinho, que se tornaria o primeiro bispo de Cantuária. Às 17h30 do sábado, dia 10, o Dr. Williams irá celebrar as vésperas com Bento XVI nesta basílica, que é agora o ponto de encontro dos peregrinos anglicanos em Roma, e o primaz e o papa deverão, nesta oportunidade, pronunciar dois importantes discursos.

“Trata-se de continuar o diálogo entre as Igrejas católica e anglicana”, analisa o Pe. Robert Byrne, responsável pelo diálogo ecumênico na Conferência dos Bispos da Inglaterra e País de Gales. Ele ressalta que, “apesar das óbvias diferenças de fé e de opinião entre as duas Igrejas, uma e outra estão determinadas a continuar a viagem ecumênica rumo ao futuro. Esta visita a Roma do arcebispo da Cantuária é um novo exemplo das relações aquecidas que continuam a se desenvolver entre as duas Igrejas”.

Durante sua visita a Londres, em 17 de setembro de 2010, Bento XVI entrou, pela primeira vez, no Lambeth Palace, residência do primaz da Comunhão Anglicana. Os dois líderes deram longas e calorosas manifestações de afeto.

Outra manifestação do calor nas relações entre Roma e Cantuária: o coro da Capela Sixtina unirá suas vozes, pela primeira na sua história, às do coro da Abadia de Westminster, na Basílica de São Pedro em Roma por ocasião da festa dos Santos Pedro e Paulo, nos dias 28 e 29 de junho próximo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bento XVI e Rowan Williams vão rezar juntos novamente em Roma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV