Novo cardeal brasileiro pede uma atitude mais 'fraternal' à Europa

Mais Lidos

  • Para o sociólogo, o cenário eleitoral é moldado por um eleitorado exausto, onde o medo e o afeto superam os projetos de nação, enquanto a religiosidade redesenha o mapa do poder

    Brasil, um país suspenso entre a memória do caos e a paralisia das escolhas cansadas. Entrevista especial com Paulo Baía

    LER MAIS
  • A nova missão do mundo católico diante da trajetória do trumpismo. Artigo de Stefano Zamagni

    LER MAIS
  • Forças progressistas buscam novo impulso global em Barcelona

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

20 Fevereiro 2012

O brasileiro João Braz de Aviz, único latino-americano entre os 22 novos cardeais eleitos pelo papa Bento XVI no sábado, diz esperar que o Colégio Cardinalício seja mais universal. Ele pediu à Europa que volte seu olhar para a América Latina.

"A Europa deve descer das alturas, ter uma atitude fraternal com os outros continentes e deixar de olhar os demais do alto", afirmou. "Isso de um ponto de vista político e econômico, mas também dentro da igreja", disse Aviz.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 20-02-2012.

Para ele, "não se pode deixar de levar em conta que América Latina, Ásia e África mudaram, e seguir pensando que são colônias do terceiro mundo". Aviz é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, sendo responsável por 800 mil religiosos.