''Melancolia'' e "Árvore da Vida", os melhores filmes de 2011

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • Estamos em guerra: nacionalismo, imperialismo, cosmopolítica. Artigo de Étienne Balibar

    LER MAIS
  • Cardeal Marx defende o diaconato feminino

    LER MAIS
  • Bioeconomia, a ‘evolução do agro’ que mira na sociobiodiversidade brasileira

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


12 Janeiro 2012

Os filmes Melancolia, de Lars von Trier, e A Árvore da vida, de Terrence Malick, foram os grandes ganhadores na entrega de prêmios da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos no último fim de semana.

[Ambos os filmes serão apresentados na Páscoa IHU 2012. Confira aqui a programação.]

A reportagem é de Ben Child, publicada no jornal The Guardian, 09-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Melancolia, o conto de Von Trier sobre uma jovem problemática, cujo humor parece espelhar o mal-estar apocalíptico da própria Terra, ganhou os prêmios de Melhor Filme e de Melhor Atriz para Kirsten Dunst. Malick foi homenageado com o prêmio de Melhor Diretor, e sua estrela, Jessica Chastain, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, enquanto Árvore da Vida também venceu o prêmio de Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezki. Os outros principais prêmios de atuação foram para Brad Pitt (Melhor Ator, Moneyball) e para Brooks Albert (Melhor Ator Coadjuvante, Drive).

Nem Árvore da Vida nem Melancolia são considerados um dos principais concorrentes ao Oscar deste ano. Embora a obra de Malick, vencedora da Palma de Ouro, tenha recebido o apoio dos críticos, ela tem poucas chances de receber indicações quando a Academia fizer o seu anúncio na semana que vem.

Enquanto isso, um tipo diferente de cerimônia de premiação homenageou estrelas como Michelle Williams, Charlize Theron e Brad Pitt no fim de semana. A premiação de gala do Palm Springs International Film Festival, que ocorreu na noite de sábado, é muitas vezes vista como o evento de abertura da temporada de premiações pela sua capacidade de atrair grandes estrelas de Hollywood.

Apesar de todo o brilho e glamour, a cerimônia deste ano reconheceu filmes independentes que apenas recentemente contaram com figuras famosas. Brad Pitt apareceu com sua parceira Angelina Jolie para receber o Desert Palm "prêmio de melhor ator-realização" pela sua participação em Moneyball, enquanto Michelle Williams foi homenageada pela sua atuação em Sete Dias com Marilyn. Theron ganhou o prêmio de vanguarda pelo conjunto criativo, juntamente com o restante do elenco e da equipe de Young Adult, e houve também prêmios para George Clooney, Glenn Close, Jessica Chastain e Octavia Spencer.

O diretor de O artista, Michel Hazanavicius, talvez melhor resumiu a noite quando disse: "Quero agradecer às pessoas que decidiram dar este prêmio para mim. Eu não sei quem vocês são, mas obrigado".

O último dia para que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votem nos candidatos deste ano aos Oscar é esta sexta-feira, 13 de janeiro. Os indicados serão anunciados na terça-feira 24 de janeiro.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

''Melancolia'' e "Árvore da Vida", os melhores filmes de 2011 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV