Ex-ditador Videla é acusado pela morte de bispo durante ditadura

Mais Lidos

  • A festa apócrifa da “Apresentação de Maria no Templo”. Mãe corredentora? E Zumbi dos Palmares? Artigo de Frei Jacir de Freitas Faria

    LER MAIS
  • O novo jogo do poder. Artigo de Paolo Benanti e Sebastiano Maffettone

    LER MAIS
  • Um amor imerecido nos salvará. Artigo de Enzo Bianchi

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Novembro 2011

O ex-ditador argentino Jorge Videla, 86, foi formalmente acusado ontem pelo assassinato do bispo Enrique Angelelli, em 1976. Na época, o regime fez parecer que a morte teria sido causada por um acidente de trânsito.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 25-11-2011.

Já condenado à prisão perpétua pela execução de presos políticos e a outras penas por uma série de crimes enquanto estava no poder (1976-1981), Videla também foi acusado ontem por associação ilícita e recebeu embargo de mais de US$ 70 mil sobre seus bens.

Além do ex-ditador, seu então ministro do Interior, Albano Harguindeguy, e o ex-general Luciano Menéndez também foram processados na mesma causa. Eles também responderão por "tentativa de homicídio" de um sacerdote que acompanhava o bispo no momento do assassinato.