Pe. Agostinho: "Grande Profeta da classe trabalhadora"

Mais Lidos

  • “O Papa Francisco está isolado. Nas redes sociais a ala tradicionalista da Igreja está muito mais viva”. Entrevista com Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • São Charles de Foucauld. O irmão universal, místico do silêncio no deserto

    LER MAIS
  • Otimismo desaparece na Ucrânia às vésperas de mais um inverno de guerra

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Outubro 2011

"Por tudo que você representa, e que já fez a cada um de nós, permita-me fazer um pedido: No Próximo dia 30 de Outubro, a Pastoral Operária do Brasil, estará celebrando o aniversário do Martírio do nosso companheiro Santo Dias. Leve uma mensagem nossa, diga a ele: "Santo a luta vai continuar!’. O testemunho é de Manoel Rodrigues de Sousa Junior, ex-liberado nacional da Pastoral Operária e militante da PO do Ceará.

Eis o testemunho

Hoje pela manhã [sexta-feira], fiquei sabendo do falecimento do meu Grande mestre e Amigo Agostinho Pretto. Quero agradecer por tudo que aprendi com você, principalmente o fato de que a vida é um eterno aprendizado. A cada encontro que tivemos, com tua simplicidade, você filosofava de coisas profundas, que ia além dos mestres acadêmicos. Te ouvindo falar, enriqueceram-se de conhecimento as nossas reflexões, que tenho certeza, beberemos dessa eterna fonte por todas as nossas vidas, na construção do Reino de Jesus de Nazaré.

Que os nossos corações suportem as dores. Ainda que resistente, possa se ajeitar dentro do peito neste momento histórico tão difícil. Afinal, o grande profeta Agostinho Pretto se despede de todos nos, prá ressuscitar na luta da classe trabalhadora.

No teu testemunho de vida, foi seguidor da herança da família Abraâmica e discípulo de Jesus. Sempre preocupado com o terreno sagrado da história, dizia persistentemente com amor profundo: Quem perde a história, perde a memória. E quem perde a memória, não volta pra casa. Com o teu testemunho estará na casa do Pai e junto de todos aqueles/as companheiros/as que lutaram na defesa incondicional da vida, dos Esquecidos e injustiçados dessa sociedade egoísta.
Por tudo que você representa, e que já fez a cada um de nós, permita-me fazer um pedido: No Próximo dia 30 de Outubro, a Pastoral Operária do Brasil, estará celebrando o aniversário do Martírio do nosso companheiro Santo Dias. Leve uma mensagem nossa, diga a ele: "Santo a luta vai continuar!."

Obrigado mestre e querido Amigo Pe Agostinho.

Junior

Pastoral Operária do Ceará


Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pe. Agostinho: "Grande Profeta da classe trabalhadora" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU