Agência chama de calote plano da União Europeia para salvar Grécia

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Julho 2011

Como prometido pelas agências de risco, o plano de resgate à Grécia de € 159 bilhões com participação dos investidores foi classificado como calote, ainda que "restrito", pela Fitch Ratings.

Mas segundo o chefe de riscos soberanos da Fitch, David Riley, o rebaixamento pode durar apenas alguns dias.

A notícia é de Juliana Rocha e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 23-07-2011.

A agência declarou que, no momento da troca de títulos que representará perda aos investidores, a nota de risco da Grécia será rebaixada para "moratória restrita", o que significa que o país deu calote em uma parte dos seus títulos públicos.

Quando os novos títulos forem emitidos, encerrando a troca, a agência voltará a elevar a nota de risco grega.
"[O período do calote] depende amplamente de quão rápido essa transação será processada. Nossa expectativa é que eles farão isso de uma forma a minimizar o tempo em que a nota estará em default", explicou Riley.

Ele acrescentou que a elevação da nota da Grécia deve ser para "CCC", onde está atualmente, ou para "B+".

Até o fechamento do acordo, a situação grega vinha sendo comparada com a da Argentina, que declarou moratória em 2001. Mas a resposta da Fitch mostra que a primeira reação à Grécia foi positiva, uma vez que a Argentina só saiu do "default" há um ano, depois de oito anos e meio de moratória.

A Fitch foi a primeira das três grandes agências de classificação de risco a divulgar um alerta sobre o calote grego. Moody´s e S&P (Standard & Poor´s) não se pronunciaram ontem.

O argumento da Fitch para o rebaixamento temporário para calote é que os investidores perderão 20% do valor
de seus investimentos.