Impacto do novo Código Florestal em APPs preocupa pesquisador

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Julho 2011

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo dos rios ocupam 7% das terras das propriedades rurais e parte da cobertura nessas áreas poderá ter respaldo legal para ser desmatada caso o projeto do Código Florestal seja aprovado como veio da Câmara.  A afirmação é do pesquisador Antonio Donato Nobre, em apresentação aos senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

A informação é da Agência Senado, 05-07-2011.

Nobre integra grupo de pesquisadores responsáveis pelo estudo O Código Florestal e a Ciência - Contribuições para o Diálogo, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O pesquisador apresentou aos senadores novas tecnologias para mapeamentos e estudos sobre os recursos naturais brasileiros.  Ele ressaltou que o novo Código Florestal deve respeitar particularidades dos ecossistemas e das diferentes regiões brasileiras.

Ele também destacou que a mudança da borda de referência para definição da largura da APP, prevista no projeto que veio da Câmara, terá grande impacto na cobertura florestal ao longo dos rios.  O código atual prevê a demarcação a partir do leito maior, do rio na cheia, e no projeto prevê no leito menor, na época em que as águas estão mais baixas.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Impacto do novo Código Florestal em APPs preocupa pesquisador - Instituto Humanitas Unisinos - IHU