Padre em Jejum por tempo indeterminado em Itabira, MG

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Junho 2011

O padre José Geraldo de Melo, vigário episcopal da Região Pastoral I da Diocese de Cel. Fabriciano e Itabira, MG, está acompanhando a luta das 300 famílias da Ocupação Drumond, de Itabira, que, após morar no bairro Drumond por 11 anos, estão ameaçadas de despejo. O último prazo dado pelo juiz foi 31 de agosto de 2011. As famílias dos sem-casa, ameaçadas de despejo, estão acampadas na frente de prefeitura de Itabira há 20 dias e estão dispostas a continuar, por tempo indeterminado, até que o prefeito assuma o compromisso de desapropriar a área ou fazer casas dignas para assentar as 300 famílias.

A informação é de Frei Gilvander Moreira, 13-06-2011.

Considerando a insensibilidade do prefeito João Izael, comovido com o sofrimento do povo com crianças, idosos e pessoas doentes dormindo há 20 noites sob um frio estarrecedor nas noites itabiranas, e indignado com a injustiça que é jogar 300 famílias na amargura da rua, o Padre José Geraldo de Melo iniciou um jejum à zero hora do dia 10 de junho (madrugada de sexta-feira), por tempo indeterminado. Amanhã, dia 14/06 será o 5º dia de jejum do padre José Geraldo. Outras pessoas estão aderindo ao jejum também.

Padre José Geraldo espera, com o jejum, sensibilizar o prefeito João Izael, o poder judiciário, as autoridades públicas e a sociedade em geral para que o direito constitucional à moradia chegue, no chão da vida, para as 300 famílias que resistem bravamente no Acampamento Drumond, em frente à prefeitura da cidade do poeta maior: Carlos Drumond de Andrade.

Em Carta datada do dia 08/06/2011, o bispo Dom Odilon Guimarães Moreira, reiterou irrestrito apoio à luta justa e legítima dos pobres da Comunidade Drumond. Dom Odilon cobra do prefeito de Itabira e das autoridades públicas sensibilidade humana e compromisso com uma saída justa e digna para o conflito que atinge fortemente as 300 famílias de Drumond.