Hamburgo acompanha surto perplexa

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Junho 2011

Hamburgo vive dias intranquilos desde que a Alemanha soou o alarme mundial sobre o surto letal de Escherichia coli (E.coli).

A cidade no norte do país, epicentro da doença, tenta adaptar a rotina, enquanto médicos e autoridades empreendem uma tentativa frenética de debelar a infecção.

A reportagem é de Carolina Vila-Nova e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 05-06-2011.

O surto já deixou 19 mortos. O Hospital Universitário de Hamburg-Eppendorf (UKE), que a Folha visitou anteontem, centraliza o atendimento aos casos graves.

Os médicos contam que, em 18 de maio, quando atenderam o primeiro paciente, pensaram que se tratava de um caso clássico de infecção intestinal. Dias depois, ao chegarem quatro pessoas com sintomas semelhantes ou já agravados, perceberam que estavam lidando com algo completamente novo.

"É uma situação que nunca confrontamos no passado", conta Jörg Debatin, diretor do UKE. "É muito difícil fazer qualquer tipo de previsão quanto à epidemiologia. No fim de semana passado, vimos uma diminuição de infectados, só para sermos surpreendidos com um novo pico há alguns dias", afirma.

O hospital passou a dividir os pacientes em grupos, segundo a gravidade do quadro clínico. Dos cerca de 700 casos confirmados, acompanha entre 200 e 250.

O caso mais preocupante é o de 105 pessoas que desenvolveram a chamada síndrome hemolítico-urêmica, ou HUS, apresentando danos renais e neurológicos severos (como falência dos rins e ataques epilépticos) considerados irreversíveis.

Um terço está em unidades de tratamento intensivo e total isolamento. Respiram com a ajuda de aparelhos ou estão em coma. Um segundo grupo, com diarreia sanguínea e outras complicações, tem condições de internamento tradicionais, com diálises e transfusões.

Um terceiro grupo está em casa e tem a evolução da doença monitorada diariamente. O monitoramento é essencial: Hamburgo teve o caso trágico do paciente liberado por uma clínica e que morreu dias depois, em casa.

O hospital disponibilizou ainda uma ambulância para atendimento domiciliar de casos suspeitos. A equipe faz testes de sangue e decide que encaminhamento dar.

A equipe médica do UKE não confirma, embora admita a possibilidade, de casos de contaminação de pessoa para pessoa - hipótese levantada pela OMS.

"Estamos investigando. O ambiente doméstico pode representar um risco significativo. Por isso, estamos desenvolvendo um protocolo de higiene para os pacientes que voltaram para casa e esperamos assim diminuir o risco de contágios de pessoa para pessoa", afirmou o bacteriologista Holger Rohde.

RESTAURANTE

Apesar da recomendação de não comer alimentos crus, a regra não é respeitada em todos os lugares. Perto do parque de Sternschanzen, um restaurante turco continua servindo salada crua, base de grande parte dos pratos. "Servimos porque a venda não foi proibida", diz o funcionário Cem.

A imprensa alemã noticiou ontem que o governo investiga um restaurante da cidade de Luebeck, perto de Hamburgo, como possível fonte do surto. Ao menos 17 pessoas que comeram lá ficaram doentes.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hamburgo acompanha surto perplexa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU