Conferência de ex-superior dos dominicanos é cancelada em evento da Cáritas Internacional

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • Movimento dos Focolares à prova

    LER MAIS
  • “Sendo 1% da população, os indígenas são a ponta de lança na resistência a Bolsonaro.” Entrevista com Raúl Zibechi

    LER MAIS
  • O desafio do pós-teísmo. Artigo de Paolo Gamberini

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


20 Mai 2011

O Vaticano suspendeu o Pe. Timothy Radcliffe, OP, o internacionalmente renomado ex-superior geral dos freis dominicanos, de proferir a grande conferência da próxima assembleia geral da Cáritas Internationalis, na semana que vem, em Roma.

A reportagem é da revista britânica The Tablet, 20-05-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Pe. Radcliffe estava originalmente agendado para proferir o discurso de abertura na segunda-feira de manhã e falar sobre a teologia que sustenta o trabalho da Cáritas. Ele já havia preparado um discurso de 45 minutos. Ao invés disso, esse espaço foi dado ao frei capuchinho Raniero Cantalamessa, o carismático pregador da casa papal, seguido pelo cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz".

O ex-mestre dos dominicanos é um dos diversos oradores e painelistas que foram removidos do programa do encontro de uma semana, a fim de "acomodar" as demandas da Secretaria de Estado de que as autoridades da Santa Sé recebam os papéis principais, disse um porta-voz da Cáritas à The Tablet nesta sexta-feira, acrescentando que agora o encontro será mais como um "retiro no estilo do Vaticano".

Ele negou que a intenção principal do Vaticano em alterar o programa seja impedir o Pe. Radcliffe de falar. "Nós não estamos lendo dessa forma", disse. Pelo menos seis autoridades da Cúria Romana farão importantes discursos na assembleia geral dos dias 22 a 27 maio, algo sem precedentes na história de 60 anos da confederação.

Dois canonistas do Vaticano vão discutir a reformulação das regras e dos estatutos da Cáritas Internacional. O secretário de Estado do Papa, o cardeal Tarcisio Bertone, SDB, presidirá a missa de abertura da assembleia na noite deste domingo.

O Pe. Radcliffe, 65 anos, foi Mestre Geral da Ordem Dominicana entre 1992 e 2001. Orador e pregador popular em todo o mundo, ele é autor de diversos livros mais vendidos desde que concluiu seu mandato como superior dos dominicanos. Ele também esteve associado com o trabalho da Cáritas e atualmente é membro do conselho da Cafod, uma das duas agências britânicas que fazem parte da Cáritas Internacional.

Pessoas associadas com a confederação da Cáritas têm sido cuidadosas para não sobrevalorizar os recentes movimentos do Vaticano para obter maior controle sobre a organização, temendo que qualquer protesto apenas pioraria a situação.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conferência de ex-superior dos dominicanos é cancelada em evento da Cáritas Internacional - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV