Honduras. Igreja conclui Semana Santa pedindo maior justiça social

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

25 Abril 2011

Na eucaristia do Domingo da Ressurreição, o bispo auxiliar da Arquidiocese desta capital, monsenhor Juan José Pineda, conclamou hondurenhos a viverem unidos na fé, no amor e na esperança ofertados por Cristo, para enfrentarem “a pesada cruz do desemprego, da violência, da falta de justiça, da impunidade e da corrupção” que grassam no país.

A notícia é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 25-04-2011.

O bispo fez alusão aos problemas que o governo enfrenta e enumerou as cruzes que o povo carrega. Durante a via crucis, Pineda comentou, em cada uma das estações, o sofrimento ao qual o povo está submetido por causa da ingovernabilidade.

Ele comparou a morte de Jesus com a falta de proteção aos mais fracos em Honduras. Mencionou promessas não cumpridas por parte de autoridades federais, que repercutem sobre os setores mais pobres do povo, que carecem dos direitos mais elementares.

Pineda pediu que cristãos celebrem o Cristo ressuscitado indo às ruas, quando há tanto por fazer na periferia. “Devemos sair por essas portas (do templo) e ser testemunhas da vida”, admoestou.

A organização Transparência Internacional define Honduras como o quarto país mais corrupto da América Latina. Nos últimos três meses, informa organizações não-governamentais, mais de 260  jovens perderam a vida no país por causa da violência.