Menos missas e mais entretenimento. A estratégica da TV católica para enfrentar evangélicas

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • “Se vejo o Evangelho apenas de maneira sociológica, sim, sou comunista, e Jesus também”. Entrevista com o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Eu, o tirano. Entrevista com Éric Sadin

    LER MAIS
  • Dois teólogos questionam o Concílio Vaticano II sobre questões que nunca havia se posto...

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


27 Fevereiro 2011

Menos missas e mais entretenimento. Criada há cinco anos para enfrentar o crescimento dos evangélicos, a TV Aparecida, da Igreja Católica, tem investido em uma programação laica como estratégia para se diferenciar de emissoras irmãs, como a Canção Nova, e atingir um público maior.

A reportagem é de Fábio Amato e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, 26-02-2011.

A grade do canal, no início totalmente religiosa, hoje exibe programas como o "Brasil Off-Road", para fãs de esportes radicais, e o "Sabor de Vida", com dicas de gastronomia e saúde. A TV é administrada pelo Santuário Nacional de Aparecida (a 180 km de São Paulo).

A emissora passou ainda a exibir desenhos e filmes. O último pacote comprado inclui títulos como O Pianista e Oliver Twist, do cineasta Roman Polanski, além do brasileiro "Amor & Cia", estrelado por Patrícia Pillar, Marco Nannini e Alexandre Borges.

"O que nos define é a programação religiosa. Mas nós não queremos ser uma TV piegas. Nós somos diferentes em relação às outras TVs católicas porque nós temos uma programação diferenciada. Nós ousamos falar a quem não quer nos ouvir", diz o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli.

Segundo ele, a emissora quer falar "com todos os segmentos da igreja" e "dialogar com a sociedade". E, apesar de não veicular só conteúdo religioso, sua programação "é permeada de maneira muito sutil pelos valores do evangelho".

A Aparecida é transmitida para todo o Brasil por parabólica e em 174 cidades pela TV aberta e paga. Neste ano, inaugura a sua transmissão digital para toda a Grande São Paulo (investimento de cerca de R$ 6 milhões).

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Menos missas e mais entretenimento. A estratégica da TV católica para enfrentar evangélicas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV