Para IPCC, evitar aquecimento de 2°C ainda é possível

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Outubro 2014

O último documento a ser produzido pelo painel do clima da ONU no ano deve adotar um tom menos pessimista com relação à possibilidade de o planeta evitar um acréscimo de temperatura superior a 2°C neste século, limite considerado perigoso.

A reportagem foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 29-10-2014.

Desde segunda-feira, representantes de países debatem em Copenhague a redação final do 4º Relatório Síntese do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática), que resume conclusões dos três grandes dossiês produzidos por esse grupo de cientistas no último ano.

"Nas próximas poucas décadas, existem medidas para atingir uma redução substancial de emissões [de CO2], necessária a evitar um aquecimento provável de 2°C", afirma um esboço do relatório. "Para implementar tais reduções, há substanciais desafios tecnológicos, econômicos, sociais e institucionais, que crescem com o atraso na mitigação."

Proferida um ano antes da cúpula que tentará fechar um acordo global do clima, em Paris, a afirmação soa menos pessimista que o panorama descrito nas versões integrais da 4ª versão do IPCC. O texto final do relatório síntese sai domingo.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para IPCC, evitar aquecimento de 2°C ainda é possível - Instituto Humanitas Unisinos - IHU