menu
close

Apresentação

 

Os primeiros dados divulgados sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus apontam que a Região Metropolitana de Porto Alegre foi uma das mais impactadas. Está entre as que mais perdeu renda do trabalho, especialmente pela parcela da população mais pobre, que teve queda de 40,4% em seus rendimentos.

 

Grande parte recorreu ao Auxílio Emergencial para conseguir sobreviver. Ao analisar os dados, percebe-se o peso do benefício para população. Com o valor de R$ 600 e R$ 1.200, a queda da renda da população mais pobre foi atenuada para apenas 9,6%. Ainda assim, essa população da Região Metropolitana de Porto Alegre foi uma das mais afetadas do Brasil.

 

A página “Renda e proteção social na Região Metropolitana de Porto Alegre” reúne matérias - análises, artigos, notícias, entrevistas e vídeos - publicadas pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU que impulsionam a reflexão e o debate os dois temas em tempos de ajuste fiscal e pandemia.

 

As produções podem ser acessadas abaixo:

Políticas Públicas em tempos de ajuste fiscal

Edição: 473

No momento em que as políticas públicas estão sob a mira da assim chamada “política de austeridade”, a revista IHU On-Line discute o tema.

Direito à cidadania. A política social brasileira em debate

Edição: 373

A recente criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o anúncio do programa “Brasil sem miséria” e a recente pesquisa revelando que 16 milhões de brasileiros vivem na pobreza extrema, ou seja, uma população equivalente ao Chile, suscitam o debate sobre a política social brasileria na IHU On-Line.

Renda Básica de Cidadania, universal e incondicional. Um direito

Edição: 333

Atualizar a discussão deste direito é o tema desta edição da IHU On-Line.