Acesse as lives

keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

A Renda Básica Universal (RBU) para além da justiça social

O debate sobre a Renda Básica Universal - RBU não é algo novo. Porém, ele se intensifica diante das crises do contexto atual e, quiçá, ele assuma novas possibilidades.

A RBU cada vez mais apresenta-se enquanto possibilidade de redução da pobreza e da desigualdade, aliada a outras políticas públicas, mas mais do que isso, pode ser pensada como torção ao pensamento econômico, como uma referência relevante para superação da sociedade salarial, para uma transição ecológica e para imaginar formas de produção e consumo a serviço das vidas.

É dentro deste contexto que o evento busca analisar a RBU em suas diferentes perspectivas, percebendo-a como possibilidade para a reconfiguração global da estrutura socioambiental e produtiva.

Objetivo geral

Apresentar as diferentes perspectivas na fronteira do conhecimento que abordam a Renda Básica e/ou Universal como reconfiguração global da estrutura socioambiental e produtiva, no Brasil e no mundo.

Objetivos específicos

- Analisar teoricamente e com base na experiência histórica nacional e internacional, as diferentes propostas de financiamento e operacionalização de programas da RBU e sua integração com diferentes programas sociais.

- Situar a proposta da RBU no quadro mais amplo das experiências de transferência de renda no país e no mundo, bem como na conjuntura pandêmica.

- Relacionar as diversas perspectivas teóricas com sujeitos sociais e agendas políticas no campo estratégico da (re)configuração do sistema de proteção social no contexto da pandemia atual.

- Compreender a RBU como uma possível variável de referência para a reconfiguração econômica, socioambiental e para a superação da sociedade salarial, no quadro da mudança estrutural do mundo do trabalho.

- Elencar possíveis contribuições da RBU para um paradigma de transição energética, econômica e cultural, à luz das problemáticas do Antropoceno e do decrescimentismo.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento, ​na plataforma Microsoft Teams. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos